Os painéis solares geram energia com a luz da lua?

Escrito por Geovane Souza

Os painéis solares necessitam de radiação solar para gerar energia, isso já estamos carecas de saber. O que sabemos também e que a lua fornece, indiretamente, uma pequena quantidade de luz solar, já que ela não produz luz própria. O que vemos é um reflexo da luz emitida pelo sol. Por ser refletida do sol, essa luz da lua pode gerar alguma quantidade de energia solar?

Os painéis solares geram energia com a luz da lua?

Estudos revelaram que os painéis fotovoltaicos precisam de cerca de 1.450 watt-hora para uma geração eficaz de energia. O sol emite luz o suficiente para alimentar o painel solar para uma geração de energia satisfatória. No entanto, a quantidade de luz refletida pela lua é cerca de 2,3 milhões de vezes menor que a luz direta do sol. Essa luz do luar não é o suficiente para gerar energia nos painéis solares.

PARA VOCÊ:
Como economizar energia nos dias frios - Dicas para você reduzir a sua conta de energia

Segundo especialistas em geração de energia solar, o sol emite 1.368 watts por metro quadrado, durante um dia bem ensolarado. A lua, no entanto, fornece apenas 0,0034 watts por metro quadrado, portanto, ela não consegue manter os painéis em funcionamento. Desse modo, a luz do luar não consegue gerar energia nos painéis durante a noite.

E possível gerar energia à noite?

Em dias de lua cheia, quando a quantidade de luz solar refletida é maior, os painéis conseguem gerar uma pequena quantidade de energia. No entanto, é uma quantidade tão baixa que não chega a ativar o inversor. Com o inversor desativado, essa pequena quantidade de eletricidade fica indetectável pelos aparelhos.

PARA VOCÊ:
Prefeitura de Niterói e UFF desenvolvem veleiro movido a energia solar e eólica

O inversor é o aparelho que transforma a corrente contínua (DC), da energia gerada pelos painéis solares, em corrente alternada (AC), o tipo de energia que alimenta os aparelhos eletrônicos das residências.

A lua, além de ser linda, é muito importante para os seres humanos. Ela mantém o equilíbrio gravitacional, sendo importante para a dinâmica das marés. Equilibrando o clima, permitindo a existência da vida em nosso planeta.

A luz do luar é capaz de iluminar nosso caminho à noite, no entanto, essa luz não consegue gerar energia nos painéis de energia solar. Por enquanto, essa responsabilidade fica somente com o sol e sua radiação direta mesmo.

PARA VOCÊ:
Nova bateria da Nissan e NASA promete "mudar o jogo" nos carros elétricos
Artigos relacionados