Os painéis solares geram energia com a luz da lua?

Os painéis solares geram energia com a luz da lua?

Energia solar funciona a noite?

Publicidade

Em dias de lua cheia, quando a quantidade de luz solar refletida é maior, os painéis conseguem gerar uma pequena quantidade de energia à noite. No entanto, é uma quantidade tão baixa que não chega a ativar o inversor. Com o inversor desativado, essa pequena quantidade de eletricidade fica indetectável pelos aparelhos. Ou seja, na prática o painel solar gera um pouquinho de energia durante a noite, no entanto ela não serve pra nada, já que não pode ser detectada pelos aparelhos.

Os painéis solares necessitam de radiação solar para gerar energia, isso já estamos carecas de saber. O que sabemos também e que a lua fornece, indiretamente, uma pequena quantidade de luz solar, já que ela não produz luz própria. O que vemos é um reflexo da luz emitida pelo sol. Por ser refletida do sol, a dúvida de muitas pessoas é se essa luz da lua pode gerar alguma quantidade de energia solar.

Publicidade

Entenda como funciona os painéis solares

Estudos revelaram que os painéis fotovoltaicos precisam de cerca de 1.450 watt-hora para uma geração eficaz de energia. O sol emite luz o suficiente para alimentar o painel solar para uma geração de energia satisfatória. No entanto, a quantidade de luz refletida pela lua é cerca de 2,3 milhões de vezes menor que a luz direta do sol. A energia gerada por essa luz do luar não é o suficiente para alimentar os aparelhos do sistema de energia solar.

LEIA TAMBÉM:  Novo material fotovoltaico dobra eficiência de painéis solares, atingindo 190% eficiência quântica

Segundo especialistas em geração de energia solar, o sol emite 1.368 watts por metro quadrado, durante um dia bem ensolarado. A lua, no entanto, fornece apenas 0,0034 watts por metro quadrado, portanto, ela não consegue manter o inversor em funcionamento. Desse modo, a luz do luar não consegue gerar energia suficiente nos painéis durante a noite, nem para manter uma pequena luz acesa.

Publicidade

O que é um inversor?

O inversor é o aparelho que transforma a corrente contínua (DC), da energia gerada pelos painéis solares, em corrente alternada (AC), o tipo de energia que alimenta os aparelhos eletrônicos das residências.

A lua, além de ser linda, é muito importante para os seres humanos. Ela mantém o equilíbrio gravitacional, sendo importante para a dinâmica das marés. Equilibrando o clima, permitindo a existência da vida em nosso planeta.

Publicidade

A luz do luar é capaz de iluminar nosso caminho à noite, no entanto, essa luz não consegue gerar energia considerável nos painéis de energia solar. Por enquanto, essa responsabilidade fica somente com o sol e sua radiação direta dele mesmo.

Siga-nos no Google News

Publicidade

Sobre o Autor

Geovane Souza
Geovane Souza

Geovane Souza é Jornalista e especialista em criação de conteúdo na internet, ações de SEO e marketing digital. Nas horas vagas é Universitário de Sistemas de Informação no IFBA Campus de Vitória da Conquista.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Eu discordo. Ontem ainda era lua cheia e às 23:40 captei 19Watts. A minha capacidade instalada são 39,9 kWp com 72 painéis de 550 W e 18 micro inversores. Eu achei estranho, mas como não tenho o hábito de ver relatórios de micro geração nesse horário, fiquei surpreso. Tentarei hoje novamente. Gostaria de enviar um print do relatório. Resido em Parnamirim/RN. No equinócio de outono quando a radiação é mais forte próximo a linha do equador.