Pesquisadores da UFG – Universidade Federal de Goiás desenvolvem carro autônomo que pode ser controlado a distância
Inovações tecnológicas estão sempre no horizonte da Universidade Federal de Goiás (UFG). Agora, graças a uma colaboração bem-sucedida com a startup britânica StreetDrone, o futuro parece cada vez mais elétrico e automatizado.
Entre os avanços significativos produzidos por essa parceria dinâmica, a tecnologia ‘drive-by-wire’ se destaca. Uma vez predominantemente composta por aço e elementos manuais, a condução está sendo transformada através de um processo de eletrificação que substitui os sistemas mecânicos tradicionais por impulsos elétricos análogos àqueles usados em um computador.
Isso possibilita o controle de aceleração, frenagem e direção por meio de sensores que traduzem comandos em movimentos físicos. Isso significa que operações complexas, como dirigir, podem ser realizadas a partir de um teclado ou outro dispositivo de controle.
Pesquisadores da UFG usaram um Renault Twizy com autonomia de 100 km
Mas a UFG e a StreetDrone não pararam por aí. O carro elétrico inovador, um Renault Twizy com uma impressionante autonomia de 100 km, vem equipado com sensores e câmeras inteligentes. Esses dispositivos de última geração permitem ao veículo se mover de forma autônoma, sem a necessidade de um motorista humano.
Acrescentando a isso a integração com a Internet das Coisas (IoT), o carro se posiciona como um trunfo valioso para cidades inteligentes que buscam otimizar seu sistema de trânsito. Com capacidade para dois passageiros e um tempo de carregamento da bateria de apenas 4 horas, é um modelo perfeitamente adaptado para a vida urbana.
Esse não é o primeiro empreendimento da UFG na área de veículos autônomos
Os fundos para esse projeto visionário foram fornecidos através de um convênio com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg). Além disso, a pesquisa foi realizada por um time multidisciplinar da UFG, incluindo mestrandos, doutorandos, graduandos e pós-doutorandos. Entre eles, Aldo Díaz Salazar e Lucas Araújo desempenharam um papel fundamental, interagindo frequentemente com a equipe da StreetDrone para personalizar o veículo e participar dos treinamentos operacionais.
Esse não é o primeiro empreendimento da UFG na área de veículos autônomos. A universidade já fez uma parceria com a startup brasileira Synkar, e os veículos autônomos produzidos foram exportados para países como Irlanda, Canadá, Portugal e Malásia.
Dessa forma, UFG e StreetDrone estão trazendo o futuro para o presente, através de inovações que poderiam revolucionar a maneira como interagimos com nossos veículos e como concebemos a condução.
Fonte: UFG
Sobre o Autor
0 Comentários