Por que reaproveitar a água da chuva?

Por que reaproveitar a água da chuva? Por que reaproveitar a água da chuva?

Confira os grandes benefícios de ter um reservatório de água de chuva na sua casa ou empresa

Publicidade

Se está buscando maneiras de contribuir para a preservação do meio ambiente, uma prática que vem ganhando cada vez mais espaço é ter um reservatório de água para reaproveitamento. Essa alternativa sustentável traz benefícios tanto para a natureza quanto para o bolso, além de ser uma forma simples e eficiente de colaborar para a sustentabilidade do planeta.

A reutilização da água é uma opção inteligente e ecologicamente correta para reduzir o consumo de água potável, que é um recurso finito e precioso! Confira os benefícios de praticar a seguir.

Publicidade

Benefícios de reaproveitar a água da chuva

Por que reaproveitar a água da chuva?
O excedente de água pode ser utilizado para a hidratação de plantas e flores (créditos:iStock)

A água da chuva pode ser utilizada em diversas atividades diárias, como lavagem de carros e roupas, limpeza de pisos e também na rega de plantas. Na prática, isso significa uma redução na conta de água, uma vez que você reutiliza toda a água que gastou primeiramente nessas tarefas que, no geral, costumam consumir bastante e consequentemente aumentar a conta.

Além da economia financeira, o reaproveitamento de água também ajuda a preservar os recursos hídricos, já que a água da chuva pode ser armazenada em um reservatório de água para ser usada posteriormente.

Publicidade

Essa prática contribui para a redução da sobrecarga nos sistemas de tratamento de água, diminuindo o consumo de água potável e os demais custos relacionados ao consumo de H2O e outros recursos naturais.

LEIA TAMBÉM:  Cianobactérias, a resposta ecológica para uma alimentação mais saudável e sustentável

Outro benefício da reutilização de recursos hídricos é a redução do impacto ambiental causado pela poluição no ambiente.

Publicidade

A coleta da água da chuva em áreas urbanas ajuda a diminuir o volume de escoamento superficial, reduzindo as inundações e enchentes. Além disso, um reservatório de água da chuva pode te ajudar a regar plantas em vasos ou mesmo em jardins, sem que isso afete seu consumo hídrico de uma maneira geral.

Como reaproveitar água?

Por que reaproveitar a água da chuva?
Reservatório que capta a água diretamente da calha (créditos:iStock)

Além dos benefícios já mencionados, essa prática também traz vantagens econômicas em longo prazo, pois reduz os custos relacionados ao abastecimento de água e ao tratamento de esgoto.

Uma das formas mais simples de reaproveitar água da chuva é por meio da coleta, usando um reservatório de água. Para isso, é necessário instalar um sistema de captação, que pode ser feito de maneira simples e econômica.

Basicamente, o sistema é composto por calhas que recolhem a água da chuva e a conduzem até um reservatório, que deve estar devidamente vedado e equipado com um filtro para garantir a qualidade da água.

Para que essa água seja utilizada de maneira adequada e segura, é importante realizar o tratamento correto da água por sistemas de filtragem e purificação. Esses sistemas são capazes de remover impurezas, microrganismos e outras substâncias, garantindo a qualidade da água utilizada para diferentes atividades.

LEIA TAMBÉM:  Cianobactérias, a resposta ecológica para uma alimentação mais saudável e sustentável

Por que reutilizar água da chuva?

É importante lembrar que o recurso disponível em um reservatório de água não é potável e não deve ser utilizado para consumo humano ou animal. Apenas para as atividades aqui descritas. E isso porque a água da chuva possui partículas de poeira, fuligem e pode conter sulfatos e outras substâncias contaminantes.

O reaproveitamento de água da chuva é uma prática que pode ser adotada tanto em residências quanto em empresas e indústrias. Em grandes empresas, o uso da água da chuva pode ser estendido para atividades que exigem grandes quantidades de água, como processos industriais e sistemas de resfriamento.

Já para residências comuns, usar um reservatório de água da chuva pode reduzir a conta de luz, evitar o desperdício de água para lavar quintais, carros, regar plantas e outras atividades.

Em resumo, apostar nessa prática é uma alternativa inteligente e sustentável que traz benefícios tanto para o meio ambiente quanto para o bolso de donos de empresas e para pessoas comuns.A prática colabora para a preservação dos recursos hídricos, diminui a sobrecarga nos sistemas de tratamento de água, reduz a poluição ambiental e traz economia financeira. Ao economizar água, você colabora com a sustentabilidade do planeta sem que isso afete o seu nível de consumo diário.

Siga-nos no Google News

Publicidade

Tags: | |

Sobre o Autor

Geovane Souza
Geovane Souza

Geovane Souza é Jornalista e especialista em criação de conteúdo na internet, ações de SEO e marketing digital. Nas horas vagas é Universitário de Sistemas de Informação no IFBA Campus de Vitória da Conquista.