Primeiro carro elétrico fabricado no Brasil, Gurgel Itaipu vai a leilão, consegue lance pífio e não é arrematado

Primeiro carro elétrico fabricado no Brasil, Gurgel Itaipu vai a leilão, consegue lance pífio e não é arrematado Gurgel Itaipu E-400 (Fonte da imagem: 1º Leilão Veículos Antigos)

Gurgel Itaipu, o pioneiro brasileiro dos veículos elétricos, falha em encontrar comprador em leilão.

Publicidade

O Gurgel Itaipu E-400, um marco na história dos veículos elétricos brasileiros, foi a leilão em Ribeirão Preto, SP, nesse último domingo, 17, mas não encontrou um novo dono. Mesmo com estimativas que previam um valor de até R$ 100,000 para o carro, o lance mais alto atingiu apenas R$ 42,000, um resultado inesperado e desanimador par os organizadores.

Desenvolvido na década de 1980, o Gurgel Itaipu representou um avanço significativo na indústria automobilística nacional, ao ser um dos primeiros carros elétricos produzidos com tecnologia brasileira.

Publicidade

Segundo o diretor do evento e especialista em leilões de carros antigos, José Paulo Parra, apenas 88 unidades deste carro elétrico raro foram fabricadas e vendidas exclusivamente para corporações. Com um design e características técnicas inéditas para a época, o veículo estava bem à frente de seu tempo. Nesse vídeo você pode ver o momento em que o carro foi a leilão.

Por que o Gurgel Itaipu leiloado em Ribeirão Preto é uma raridade?

O modelo em questão, agora considerado um ícone histórico, trazia algo ainda mais único em relação às outras 87 unidades: a sua documentação foi cuidadosamente regularizada pelo proprietário atual, permitindo que o carro mantivesse seu status de veículo elétrico. Alguns dos outros modelos que ainda existem foram modificados para operar com combustíveis fósseis.

Publicidade

Apesar da ousadia em criar um carro elétrico brasileiro, a iniciativa teve seus obstáculos. Segundo Parra, o Gurgel Itaipu sofria com baixa eficiência e problemas de autonomia, tornando-o menos viável na prática.

Primeiro carro elétrico fabricado no Brasil, Gurgel Itaipu vai a leilão
Motor elétrico do Gurgel Itaipu E-400 (Fonte da imagem: 1º Leilão Veículos Antigos)

Se compararmos com os carros elétricos modernos, que são concebidos para serem elétricos desde seu projeto inicial, as diferenças são notáveis. O Gurgel Itaipu era mais um carro convencional convertido para operar com eletricidade, e sua estrutura ainda incluía componentes de um veículo movido a combustão interna, como tanque de gasolina e linha de combustível.

Publicidade

Perfil dos interessados e o verdadeiro valor de mercado do Gurgel Itaipu E-400

Os organizadores do evento tinham como público-alvo os colecionadores e entusiastas de tecnologia verde, especialmente aqueles que valorizam a produção automobilística nacional. Em termos de investimento, Parra acreditava que o Gurgel Itaipu, mesmo necessitando de restauração completa, seria uma pechincha por R$ 100 mil.

Ele estimou que um carro deste modelo, quando restaurado, poderia alcançar o valor de R$ 250,000 no mercado.

O 1º Leilão Veículos Antigos, foi realizado em Ribeirão Preto, SP nos últimos dias 16 e 17 de setembro. Foram a leilão cerca de 100 veículos antigos, incluindo o Gurgel Itaipu E-400. Os interessados puderam participar tanto presencialmente quanto por meio de uma plataforma online, ampliando o alcance e a acessibilidade da disputa.

Siga-nos no Google News

Publicidade

Tags: | |

Sobre o Autor

Geovane Souza
Geovane Souza

Geovane Souza é Jornalista e especialista em criação de conteúdo na internet, ações de SEO e marketing digital. Nas horas vagas é Universitário de Sistemas de Informação no IFBA Campus de Vitória da Conquista.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *