A importância da reciclagem na geração de empregos

Escrito por Geovane Souza

Existem muitas indústrias locais, nacionais e internacionais que dependem de materiais recicláveis. Quando você opta por reciclar resíduos, ajuda na geração de empregos nas seguintes áreas: Recolha, manuseamento e preparação de materiais. Seus resíduos são recolhidos e levados para unidades de processamento, onde são triados e prontos para serem vendidos ao mercado. Usa-se materiais reciclados para fazer novos produtos.

Após o processamento, os materiais reciclados ​​são enviados para fábricas que usam como matérias-primas para produção de outros produtos, como fábricas de papel, fundições de metais e fábricas de plásticos. As instalações de compostagem convertem resíduos e restos de comida em valioso composto orgânico para o solo. Isso depende de mão de obra qualificada, o que ajuda na geração de emprego.

PARA VOCÊ:
Lixo na escola: Qual a importância e como reciclar esses materiais


Além disso, parte da sucata é classificada e reparada para reutilização por recondicionadores de computadores, brechós e estações de reciclagem de automóveis.

Reciclagem na geração de empregos

Como pode ver, reutilização e reciclagem, além de beneficiar o meio ambiente, criam muitos mais empregos do que enterrar ou incinerar, que é prejudicial. De fato, 86% de todos os empregos que gerenciam nossos resíduos vêm da atividades de reciclagem, embora reciclemos apenas cerca de um terço de nossos lixos.

A gestão do lixo é um processo altamente mecanizado que pode ser realizado com o mínimo de esforço humano. Por outro lado, a reciclagem é mais trabalhosa e depende do esforço humano, gerando mais empregos. Envolve atividades de coleta, triagem e processamento, bem como outras funções de suporte, como operações de instalações, vendas e suporte logístico.

PARA VOCÊ:
Você sabe o que é reciclagem?

Como a reciclagem pode ajudar na geração de empregos?

A reciclagem é um processo integrado que começa com a coleta de materiais recicláveis ​​em locais como residências, pontos de entrega, centros de construção e demolição e empresas. Isso tudo depende de alguns funcionários trabalhando.

Uma vez recolhidos, estes materiais recicláveis ​​passam por um criterioso processo de triagem que separa os diversos materiais, bem como os diferentes bens de qualidade. Por exemplo, na reciclagem têxtil, uma certa porcentagem de roupas usadas são reaproveitadas sem tratamento adicional. Algumas roupas podem ser reutilizáveis, revendidas ou distribuídas após a lavagem.

PARA VOCÊ:
98,7% das latas de alumínio foram recicladas em 2021 no Brasil

Para a reciclagem de plásticos, papel, metal e vidro, os itens coletados passam por um rigoroso processo como matéria-prima para a produção de novos bens. Da coleta desse materiais até venda, as empresas de reciclagem precisam de funcionários qualificados e semiqualificados em diferentes níveis para realizar o trabalho. Mais empregos sendo gerados.

Muitas empresas e associações de reciclagem desempenham um papel importante na conscientização social, oferecendo serviços de treinamento em reciclagem. A ONU estima que o aumento das iniciativas de desenvolvimento sustentável podem criar 60 milhões de novos empregos no mundo.

A reciclagem cria empregos e impulsiona nossa economia. Faça sua parte separando seus recicláveis ​​e incentive seus amigos e vizinhos a fazerem o mesmo.

Artigos relacionados