Aprimore suas habilidades; Microsoft oferece cursos gratuitos em inteligência artificial, dos conceitos básicos até tópicos mais avançados Foto: Microsoft / Divulgação

A Microsoft, abriu as portas da educação digital ao oferecer uma série de cursos gratuitos e totalmente online em Inteligência Artificial (IA). Este movimento representa uma oportunidade valiosa para profissionais de diversas áreas aprimorarem suas habilidades e se manterem competitivos no mercado de trabalho.

A plataforma Microsoft Learn, anteriormente conhecida como Microsoft Virtual Academy (MVA), é o centro desses cursos. Com uma abordagem auto-direcionada, a plataforma permite que indivíduos, independentemente do seu nível de experiência, desenvolvam habilidades em seu próprio ritmo. Esta flexibilidade é crucial para profissionais que precisam conciliar o aprendizado com outros compromissos.

Os cursos oferecidos cobrem uma gama variada de tópicos, incluindo Azure, .NET, Power BI, SQL Server, Xamarin, e Microsoft 365, oferecendo conhecimentos fundamentais em computação em nuvem, desenvolvimento de software, Business Intelligence, gerenciamento de banco de dados, entre outros.

A Microsoft tem demonstrado um compromisso significativo com a inclusão e a diversidade na tecnologia

Programas especiais, como mentorias em Segurança Cibernética e IA para mulheres, fazem parte de uma iniciativa maior para diminuir a disparidade de gênero no setor de tecnologia. Estes programas não apenas oferecem capacitação técnica, mas também abordam aspectos importantes como processos seletivos e desenvolvimento de soft skills.

Para participar, os interessados podem acessar diretamente o site da Microsoft Learn (por meio deste link) e escolher os cursos de seu interesse. Após a conclusão dos cursos, há também a possibilidade de obter certificações, adicionando um grande valor ao currículo do profissional.

Esta iniciativa da Microsoft é uma oportunidade incrível para profissionais e estudantes de tecnologia aprimorarem suas habilidades em IA, preparando-se para as demandas do futuro e contribuindo para um mercado de trabalho mais diversificado e inclusivo.

Com cursos que vão desde os fundamentos até tópicos avançados, a Microsoft está pavimentando o caminho para a educação tecnológica acessível e de qualidade.

O impacto da inteligência artificial (IA) no mercado de trabalho é um tópico de grande relevância e está em constante evolução. Vários estudos têm explorado como a IA está remodelando o panorama profissional, com implicações significativas tanto para trabalhadores quanto para empregadores

Um relatório do Goldman Sachs sugere que a IA poderá substituir o equivalente a 300 milhões de empregos em tempo integral até 2030, afetando cerca de um quarto das tarefas de trabalho nos Estados Unidos e na Europa. Isso poderia resultar em um aumento de 7% no valor total anual de bens e serviços produzidos globalmente. O estudo também destaca que dois terços dos empregos nos EUA e na Europa estão expostos a algum grau de automação por inteligência artificial.

Além disso, a pesquisa da Universidade da Pensilvânia e da OpenAI mostra que trabalhadores brancos de colarinho, com salários de até $80.000 (aproximadamente R$420.000,00) por ano, estão entre os mais afetados pela automação da força de trabalho. Um relatório do MIT e da Universidade de Boston indica que a IA pode substituir até dois milhões de trabalhadores da indústria de manufatura até 2025.

No que diz respeito aos tipos de empregos mais suscetíveis à automação, estão incluídos representantes de atendimento ao cliente, recepcionistas, contadores, vendedores, profissionais de pesquisa e análise, trabalhadores de armazém, subscritores de seguros e trabalhadores do setor de varejo.

Em contrapartida, profissões que exigem habilidades interpessoais ou criativas, como professores, advogados, juízes, diretores, gerentes, psicólogos, psiquiatras, cirurgiões e analistas de sistemas computacionais, são menos propensas a serem substituídas pela IA.

O Fórum Econômico Mundial também destaca que a IA tem o potencial de criar mais empregos do que substituir. Isso indica que, embora alguns empregos possam ser automatizados, a IA também pode gerar novas oportunidades de carreira.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) observa que a IA tem o potencial de remodelar a economia global, particularmente no âmbito dos mercados de trabalho. Economias avançadas sentirão os benefícios e desafios da IA antes que os mercados emergentes e as economias em desenvolvimento, em grande parte devido à sua estrutura de emprego focada em funções cognitivas intensivas.

O relatório do FMI também sugere que as mulheres e os indivíduos com educação superior são mais expostos à IA, mas também mais preparados para aproveitar seus benefícios. Trabalhadores mais velhos, por outro lado, podem ter mais dificuldades em se adaptar à nova tecnologia.

Em suma, a IA está transformando o mercado de trabalho de maneiras complexas. Embora possa levar à automação de certos empregos, também está abrindo portas para novas oportunidades e exigindo que os trabalhadores se adaptem e adquiram novas habilidades. Isso ressalta a importância da educação contínua e do desenvolvimento de habilidades para se manter relevante na era da IA.

Tags: | | | | |