Chery iCar GT é o primeiro carro elétrico a usar baterias de sódio da CATL é isso afetará seu preço final

Chery iCar GT é o primeiro carro elétrico a usar baterias de sódio da CATL é isso afetará seu preço final Fonte: Chery/Divulgação
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As baterias de sódio estão prestes a revolucionar o mercado de veículos elétricos, proporcionando maior eficiência e redução de custos na produção. A gigante chinesa CATL, líder mundial em fornecimento de baterias, com uma participação de mercado de 37%, recentemente anunciou que suas inovadoras baterias de sódio serão equipadas no Chery iCar GT, um esportivo elétrico ainda em fase conceitual.

Vantagens e desvantagens das baterias de sódio

Principais benefícios das baterias de sódio da CATL:

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  • Custos de produção reduzidos;
  • Melhor desempenho em baixas temperaturas;
  • Maior segurança e menor impacto ambiental em comparação às baterias de lítio.

Possíveis desvantagens das baterias de sódio da CATL:

  • Menor densidade de energia em comparação às baterias de lítio;
  • Velocidade de carregamento mais lenta;
  • Menor tensão.

A CATL apresentou suas baterias de sódio em julho de 2021, com uma densidade de energia de 160 Wh/kg, ligeiramente inferior às soluções LFP. No entanto, a empresa prevê o lançamento de uma segunda geração de baterias com 200 Wh/kg em 2023.

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Chery iCar GT e a futura linha de veículos elétricos

Embora o iCar GT ainda seja um conceito, a Chery está considerando a possibilidade de iniciar a produção em série. A marca iCar representa uma nova direção para o fabricante chinês, que pretende se destacar no mercado de veículos elétricos. No Salão de Xangai 2023, além do GT, foi apresentado o iCar 03, um SUV elétrico ao estilo do Ford Bronco, aparentemente pronto para a produção.

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A Chery também planeja lançar, sob a marca iCar, dois sedãs, dois SUVs e uma minivan totalmente elétricos, unidos pela plataforma i-MS. A empresa ainda não forneceu informações oficiais sobre o trem de força dos diversos modelos, mas é possível que as baterias de sódio da CATL sejam um denominador comum na proposta da iCar.

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Conclusão

Com a adoção das baterias de sódio da CATL no Chery iCar GT e em outros futuros modelos elétricos, a indústria automobilística pode estar prestes a vivenciar uma nova era de eficiência e sustentabilidade. Ainda há desafios a serem superados, como a menor densidade de energia e a velocidade de carregamento mais lenta, mas a crescente demanda por veículos elétricos e o avanço tecnológico constante certamente ajudarão a superar essas limitações.

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Sobre o Autor

Geovane Souza
Geovane Souza

Geovane Souza é Jornalista e especialista em criação de conteúdo na internet, ações de SEO e marketing digital. Nas horas vagas é Universitário de Sistemas de Informação no IFBA Campus de Vitória da Conquista.

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