Confira 7 dicas para economizar água e ajudar o planeta

Confira 7 dicas para economizar água e ajudar o planeta Confira 7 dicas para economizar água e ajudar o planeta
Publicidade


Os temas sobre água e sustentabilidade vêm se tornando ainda mais importantes e divulgados. Afinal, os desperdícios em abundância impactam na qualidade de vida atual e futura, por isso, é fundamental conhecer dicas para economizar água.

Portanto, se você possui uma casa ou deseja comprar um apartamento, é muito importante que tenha conhecimento sobre o funcionamento e gasto de água. Além de ser muito importante para o planeta, a economia de água também ajuda o bolso. 

Publicidade

Pensando nisso, preparamos o conteúdo a seguir com tudo o que você precisa saber sobre a importância e 7 dicas para economizar água. De modo geral, são pequenas atitudes durante o dia a dia que influenciam diretamente no consumo de água.

Por que é importante conhecer dicas para economizar água?

Certamente, você já deve ter ouvido falar que os recursos hídricos do planeta estão cada vez mais escassos, certo? Por isso, a água, fonte fundamental para vida de todos os seres, está em perigo.

Publicidade

Logo, cuidar e preservar os recursos atuais é fundamental para garantir a continuidade de diversas atividades e espécies

Além disso, ao diminuir os desperdícios em atividades simples, como escovar os dentes ou lavar louças, você também está poupando dinheiro.

Publicidade

Com isso, conhecer algumas dicas para economizar água é uma maneira de ajudar não só a você ou sua família em curto prazo, mas sim ajudar a todos em longo prazo. Milhões de litros de água são utilizados desnecessariamente diariamente e isso pode acabar. 

A escassez de água já é visível em diferentes locais do mundo, rios e nascentes estão secas, hidrelétricas com capacidade reduzida ou até fechadas. Os impactos já estão claros e podem ficar ainda piores se não começarmos a agir hoje.

LEIA TAMBÉM:  White Martins: São Paulo recebe nova usina de hidrogênio verde

Várias cidades e países já aderiram a políticas de racionamento de água, muito por conta da escassez. Por isso, é muito comum locais terem horário para lavar carros, roupas e até para a água funcionar livremente.

7 dicas para economizar água

Agora que você já sabe que economizar água é fundamental para garantir a vida no planeta e também aliviar o bolso, confira as principais dicas para diminuir o consumo. Vale destacar que essas dicas podem e devem ser repassadas para amigos, familiares e vizinhos.

1. Cronometre o banho 

Um dos principais fatores que elevam o gasto e a conta de água é o banho. De modo geral, um banho de 10 minutos gasta em média 120 litros de água. Por isso, uma boa dica é reduzir esse tempo pela metade e de forma cronometrada.

Com isso, você vai poder gastar aproximadamente a metade de água por banho. Além disso, é muito importante que a cada atividade, como ensaboar, passar shampoo ou esperar o efeito desejado do produto, você desligue o chuveiro.  

Desligue a torneira ao escovar os dentes
Desligue a torneira ao escovar os dentes

2. Desligue a torneira ao escovar os dentes 

Muitas pessoas têm o hábito de escovar os dentes com a torneira aberta, o que é extremamente prejudicial ao gasto de água e também a conta no fim do mês. Ao escovar você utiliza a água por segundos, mas deixa a torneira ligada por minutos.

Portanto, o ideal é manter a torneira fechada por todo o tempo de escovação, utilizando ela apenas para iniciar e finalizar o processo, ao enxaguar a boca. Ao manter a torneira aberta você pode gastar até 15 litros de água de uma só vez.

3. Limite o uso da máquina de lavar 

A máquina de lavar roupas também é um grande vilão quando o assunto é gasto de água. Por isso, encontrar alternativas para evitar o desperdício é fundamental. Logo, o ideal é acumular mais roupas e utilizar a máquina cheia e com menos frequência.

Embora ciclos completos e mais longos utilizam mais água, lavar em pequenas quantidades várias vezes ao dia ou na semana gasta ainda mais. 

LEIA TAMBÉM:  Hidrogênio Verde: O que é e qual sua importância

Além disso, em máquinas mais modernas também há a opção de modo econômico que pode gastar até 20% menos água e energia por lavagem.

4. Reaproveite a água da máquina de lavar 

A água da máquina de lavar pode ser uma ótima alternativa para lavar um quintal ou pisos da varanda, por exemplo. Por isso, ao invés de descartar através do ralo, procure juntar em um reservatório.

5. Fique atento a vazamentos 

Os vazamentos acontecem de maneira silenciosa e muitas vezes demoramos semanas para perceber. Por isso, ter o hábito de conferir a existência de goteiras ou manchas é uma ótima dica para evitar gastos desnecessários na conta e desperdício de água.

Além de reparar em goteiras, outros pontos a serem analisados constantemente são o surgimento de mofo, bolhas e umidade em móveis e paredes. Essa estratégia também torna os reparamos menos caros e mais rápidos.

6. Ensaboe todas as louças de uma só vez

Lavar louça também influencia demais na conta de água e no desperdício. Por isso, para economizar o gasto com água, retire todos os restos de comida com um papel. Depois, molhe rapidamente os itens e feche a torneira.

Com a torneira fechada ensaboe todos os utensílios de uma só vez. Então, só depois você liga novamente a torneira e enxágue todos os itens. 

7. Lave o carro e calçada com baldes

Muitas pessoas têm o hábito de utilizar mangueira para lavar carros, calçadas e quintal. Entretanto, é uma das práticas que mais elevam o valor da conta de água e também prejudica o desperdício.

Por isso, para realizar essas lavagens, opte por baldes e sabão, aos poucos e em pequenas partes jogue o balde com água. A ecolavagem em carros está cada vez mais comum e já existem até produtos para lavar um carro completo com menos de 1 litro de água. 

Conclusão

Com todas as informações apresentadas no texto, fica evidente que os gastos com água precisam diminuir para garantir a sustentabilidade e vida a médio e longo prazo. 

Por isso, as 7 dicas para economizar água mostradas são fundamentais para ajudar no processo.Agora que você já conhece todos esses truques, coloque em prática em sua casa ou apartamento e também repasse para pessoas próximas. Quanto mais pessoas economizarem, mais água teremos no futuro.

Siga-nos no Google News

Publicidade

Tags: | |

Sobre o Autor

Geovane Souza
Geovane Souza

Geovane Souza é Jornalista e especialista em criação de conteúdo na internet, ações de SEO e marketing digital. Nas horas vagas é Universitário de Sistemas de Informação no IFBA Campus de Vitória da Conquista.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *