Construção em containers é ecologicamente responsável?
O uso de containers na construção civil tem se popularizado cada vez mais
Barata e ecológica, a construção em containers está atraindo muitos interessados em todo o mundo. É rápida de construir, fácil e resistente. Ela pode ser facilmente integrada a uma casa existente que você queira ampliar ou pode ser ela própria a sua residência. Se você nunca ouviu falar, saiba os detalhes e quanto custa um container a seguir.
História
Uma construção em containers é feita total ou parcialmente a partir de containers marítimos, aqueles que vemos sendo levados por caminhões até os portos. Seu uso foi bastante comum na China dos anos 1990, onde foi usado para construir carcaças improvisadas, uma vez que o país era (e continua sendo) um grande importador mundial.
Vale mencionar que os portos estavam cheios de containers vazios, principalmente nos Estados Unidos e em países da Europa, em sua maioria provenientes da Ásia, que não conseguiam encontrar carga suficiente para retornar ao seu país de origem. Com isso, os containers começaram a ser usados para diferentes finalidades, como na construção civil.
Tome-se como exemplo a Holanda dos anos 2000, onde houve um boom de construção de moradia estudantil feita de containers. Keetwonen é o nome do maior conjunto habitável de containers do mundo, e fica na capital do país, em Amsterdã.
Hoje, o uso de containers na construção civil já se popularizou e tem influenciado fortemente esse setor. Vide, por exemplo, os hospitais de campanha chineses durante as altas de caso da covid-19. Eles foram construídos a partir de módulos metálicos, similares aos containers de transporte de carga. Em dez dias, o local já estava funcionando plenamente.
Container: solução ecológica
No final de sua vida útil, os containers nem sempre são reciclados e, mesmo que sejam, às vezes, podem ficar armazenados por anos. Optar por transformá-los em construções habitáveis lhes dá uma segunda vida e libera espaço nas áreas portuárias, que são inundadas por essas carcaças metálicas.
Apostar em containers na construção reduz significativamente o impacto ambiental que resultaria da construção de uma casa convencional, evitando grandes obras com uma elevada pegada de carbono. De fato, a instalação básica não requer fundações escavadas complexas, apenas solo reto e suficientemente duro.
A estrutura dos containers é feita de metal e o piso é de madeira. O metal é reconhecido como um material responsável e ecológico, porque é 100% reciclável. Além disso, eles também podem resistir a condições e temperaturas extremas, adaptando-se a locais com climas variados. Um ótimo custo-benefício, considerando quanto é um container.
Os containers são resistentes ao ar e à água. Devido à sua estrutura blindada, eles evitam a perda de calor.
Praticidade como prioridade
Os containers de carga podem ser utilizados para todos os tipos de construção, edifícios tipo: casas, apartamentos, escritórios, etc. Você já deve ter visto esse tipo de construção em canteiros de obras, transformando-se em escritórios temporários ou oficinas, que são desmontados posteriormente, de forma rápida e fácil.
A velocidade de instalação e desinstalação é uma vantagem significativa. Para a montagem de uma casa container, os containers já estão pré-construídos. Uma construção tradicional pode levar mais que o dobro de tempo para ficar pronta.
Não há paredes, pisos ou tetos para construir, restando apenas pensar na decoração de interiores. Aproveite e incorpore outros elementos ecológicos, como um painel solar. Atualmente, alguns bancos oferecem financiamento para o uso de energia solar, isso democratiza o acesso a casas mais sustentáveis. Então, além de escolher uma residência de fácil instalação e com menos impacto ambiental, aderir a formas de vida mais ecológicas fica bem mais fácil.
A razão pela qual este tipo de material é tão popular na construção civil é porque ele é modular. Uma casa de containers é uma construção que permite uma montagem flexível, feita sob medida, e é facilmente modificada, mesmo após a entrega final. É fácil, por exemplo, acrescentar um piso ou um novo cômodo.
O metal pode ser facilmente cortado para ampliar o espaço ou para criar aberturas como janelas.
Quanto é um container?
Em termos de economia, as construções de containers custam consideravelmente menos do que uma construção convencional, tanto por se tratar de um material mais barato (lembre-se que você pode comprar containers usados) quanto pela instalação. Mas não deixe de planejar os gastos com a empresa que irá transportar e instalar os containers.
Enquanto o número de casas construídas com containers cresce um pouco a cada dia no Brasil, que tal planejar a sua própria casa container?
Sobre o Autor
0 Comentários