Empresa belga cria linha de bicicletas elétricas recicladas de baixo custo mas o valor ainda é comparável às e-bikes produzidas do zero

Empresa belga cria linha de bicicletas elétricas recicladas de baixo custo mas o valor ainda é comparável às e-bikes produzidas do zero Fonte: Cowboy/Divulgação

A Cowboy lançou no mercado, três modelos de bicicletas elétricas recicladas como forma de diminuir a influência negativa ao meio ambiente

Publicidade

A Cowboy, uma empresa que atua no ramo de e-bikes, anunciou uma linha de bicicletas elétricas recicladas. A empresa compra as unidades “usadas” de marca própria, faz reformas e depois revende o produto final a um preço reduzido. 

Segundo a empresa, as bicicletas elétricas recicladas, acabam sendo um método mais econômico para se iniciar no mundo das bicicletas elétricas.

Publicidade

Mesmo que a maioria das empresas do setor de bicicletas elétricas se preocupem em fornecer bens centrados na mobilidade e, com consciência ambiental em mente, existe a possibilidade de que a empresa não consiga ser 100% sustentável.

O desperdício é uma questão predominante, e um exemplo é a grande fabricação de bicicletas elétricas na China. Esses resíduos podem ser de baterias ou outros componentes que são empregados no processo de fabricação. 

Publicidade

Isso é algo que a empresa belga, Cowboy, especializada em bicicletas espera alterar com o lançamento de uma nova linha de bicicletas elétricas recicladas. Essas bicicletas são feitas com uma parte de material que seria jogado fora.

Na prática, a Cowboy compra bicicletas elétricas usadas de outras fabricantes, faz a recuperação do produto, adiciona novas peças e depois revende o produto final.

Publicidade

Cofundador da Cowboy afirma que linha de bicicletas elétricas recicladas é totalmente confiável como se fosse totalmente nova

Em entrevista ao Move Electric, o cofundador do Cowboy, Adrien Roose, discutiu como a iniciativa prolonga a vida útil das bicicletas e oferece ao consumidor a confiança de possuir um modelo totalmente novo.

 “Continuamos a avançar nos esforços de sustentabilidade, prolongando a vida útil de cada bicicleta”, acrescentou. “Esta é uma maneira de termos um impacto positivo no meio ambiente.”

O site da empresa exibe três modelos de bicicletas elétricas recicladas, o C3, o C4 e o C4 ST. No entanto, há pouca informação fornecida sobre as especificidades do processo de recondicionamento das bicicletas elétricas recicladas. 

O custo inicial do modelo mais simples é de 1.890 Euros, o que equivale a quase R$ 10.700 quando convertido diretamente. No final, o valor ainda é comparável às e-bikes produzidas totalmente do zero, em alguns casos, até maior. 

Pelo menos é óbvio que a empresa está se esforçando para diminuir sua influência negativa no meio ambiente, algo ainda pouco comum no mercado e que muitas pessoas apoiam empresas que praticam a sustentabilidade.

Mais de 700 bicicletas já foram reaproveitadas, conforme afirma a Cowboy, que dá garantia de dois anos para as bicicletas recicladas. A garantia cobre quaisquer defeitos que possam ter ocorrido durante o processo de renovação.

Siga-nos no Google News

Publicidade

Tags: | |

Sobre o Autor

Geovane Souza
Geovane Souza

Geovane Souza é Jornalista e especialista em criação de conteúdo na internet, ações de SEO e marketing digital. Nas horas vagas é Universitário de Sistemas de Informação no IFBA Campus de Vitória da Conquista.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *