Cópia chinesa elétrica do Renault Kwid de baixo custo! Carro elétrico chinês vem equipado com uma bateria de 15,97 kWh e percorre 200 km com uma única carga
Apesar de uma boa autonomia, o motor dianteiro único do carro elétrico chinês produz apenas 45 cavalos de potência e leva seis segundos para ir de 0 a 50 quilômetros por hora
A Dongfeng EV acaba de lançar o modelo mais modesto de seu Nano Box SUV, que é um carro elétrico pequeno, “acessível” e com um design ímpar, chinês. A empresa chinesa estreou o utilitário há um ano, e ele lembra a versão do Renault Kwid que já estava no mercado (também conhecido como Dacia Spring na Europa).
O veículo de 3,7 metros de comprimento e 2,4 metros de entre-eixos é fruto de uma sociedade entre a marca francesa e a fabricante chinesa. Apresenta um design exterior essencialmente idêntico à aparência arredondada do original, fabricado na França.
O interior do carro elétrico chinês, por outro lado, não é o mesmo. Os bancos têm acabamento em padrão bicolor e são revestidos em couro sintético. Um painel de instrumentos digital de 7 polegadas localizado atrás do volante e uma central multimídia de 10 polegadas também fazem parte dos recursos de exibição a bordo do Nano Box.
Um aplicativo fornecido pelo fabricante permite operar alguns recursos, como trocar o ar condicionado, detectar o carro e executar diagnósticos de um local distante, usando o celular. Esta é uma adição atraente ao veículo.
O Nano Box básico não se destaca na área de potência, o que não é um de seus pontos fortes. O motor dianteiro único produz apenas 45 cavalos de potência, 15 cavalos a menos que o brasileiro Kwid E-65 Tech, e leva seis segundos para ir de 0 a 50 quilômetros por hora.
O carro elétrico chinês vem equipado com uma bateria de fosfato de ferro e lítio da CATL e tem capacidade de 15,97 kWh
Essa capacidade é suficiente para uma viagem de cerca de 200 km com uma única carga. O fabricante não incluiu mais informações sobre aceleração ou velocidade máxima nas descrições do novo modelo.
A versão mais básica do SUV é a única que só pode ser carregada lentamente e leva três horas para atingir a capacidade total. Segundo Dongfeng, o tempo de recarga para os outros dois modelos do Nano Box é de cerca de trinta minutos.
O custo é, no final das contas, o principal ponto de ênfase. A versão básica do carro elétrico chinês da Dongfeng EV está disponível apenas em seu país de origem e custa o equivalente a US$ 8.800, o que equivale a R$ 45.000 pelo preço atual do dólar. Em contrapartida, o irmão Kwid E-Tech custa cerca de três vezes mais, a partir de R$ 146.990.
A empresa disse que, durante os próximos cinco anos, pretende introduzir um total de mais cinco veículos elétricos, alguns dos quais serão SUVs e sedãs. Porém não foi divulgado se a empresa pretende comercializar os modelos além do mercado chines.
Sobre o Autor
1 Comentário
O MAIOR erro é querer comparar preços de carro com o Brasil, paisq cobra a mais alta carga tributária do mundo, e as montadoras empurram qualquer lixo a um preço exorbitante.