Dinheiro e ações são necessários para evitar uma crise de biodiversidade

Escrito por Bruno Teles

A princípio, podemos definir a biodiversidade como o conjunto de espécies especiais que vivem em nosso planeta, tais como os seres humanos, a natureza e os animais. Mas, para evitar uma crise de biodiversidade, o que pode ser feito pelo homem comum e os governos globais?

crise de biodiversidade
Crise de biodiversidade

Atualmente, diversos problemas relacionados ao consumo excessivo de recursos naturais, além das diversas maneiras de poluição desses recursos, têm sido pauta em diversas reuniões globais. Apesar de não ser uma novidade, a perda de biodiversidade tem atingido patamares recordes.

Durante o último Dia da Terra, a Organização das Nações Unidas (ONU) apontou que estamos vivendo um conflito com a nossa biodiversidade. Sendo assim, para evitar uma crise de biodiversidade, diversas ações devem ser tomadas pelos governos globais, mas isso necessita de um grande investimento.

PARA VOCÊ:
Teremos que lidar com os efeitos do aquecimento comprometido mesmo depois que as emissões forem reduzidas

O que fazer para evitar uma crise de biodiversidade?

Aos que pensam que ações a favor da biodiversidade dependem exclusivamente dos governos, podemos dizer que isso é uma grande mentira! Afinal, por mais que o consumo excessivo de recursos aconteça principalmente pela grande indústria global, pequenas ações também fazem a diferença.

Neste sentido, é necessário desenvolver a educação ambiental, especialmente sobre a reutilização de materiais e o descarte correto de lixo. Afinal, um dos grandes problemas da biodiversidade do planeta é o acúmulo de resíduos, que poluem mares, rios, terras e matas por todo o globo.

PARA VOCÊ:
Porque as embalagens de alimentos terão alerta nos rótulos, no Brasil?

Ademais, para evitar uma crise de diversidade, é necessário ações concretas dos governos, especialmente no combate à exploração natural e conscientização da população. Um levantamento das Nações Unidas, apontou que é necessário quadruplicar os gastos com biodiversidade para evitar uma crise global.

Finalmente, os esforços atuais da população global não são suficientes para evitar uma crise de biodiversidade, pelo contrário. Portanto, a educação ambiental pode nos ajudar a salvar biomas e manter o clima do planeta estável, pois, caso ocorra o contrário, existe a possibilidade de não haver mais salvação.

PARA VOCÊ:
Lixo na escola: Qual a importância e como reciclar esses materiais
Artigos relacionados