Veja como você pode ajudar a moldar as casas sustentáveis ​​do futuro

casas sustentáveis casas sustentáveis
Publicidade

A princípio, podemos dizer que a discussão sobre casas sustentáveis não é atual. Afinal, quando éramos crianças, pensamos nas casas futuristas, algo no estilo de Os Jetsons, onde teríamos empregadas robóticas, cozinha autolimpante, garagem com carros flutuantes, entre outras coisas.

Atualmente, a ideia sobre casas sustentáveis pode não ser exatamente essa, afinal, o tempo mostrou que  o futuro está atrelado à sustentabilidade, e não necessariamente ao avanço tecnológico. Isso porque, além de evolução, temos que frear as mudanças climáticas que estão diante dos nossos olhos.

Publicidade

Neste sentido, os governos estimularam uma meta: devemos manter as temperaturas globais abaixo de 1,5 °C, impossível? Claro que não, mas é necessário repensar hábitos e estilos de vida, logo, as casas sustentáveis são uma premissa para alcançar esse objetivo.

Sendo assim, quando moramos em uma casa, passamos boa parte da nossa vida nela. Então, como poderíamos transformar este lugar em um espaço que contribua com a detenção das mudanças climáticas? Bem, é o que muitas empresas estão inventando para salvar o planeta.

Publicidade
casas sustentáveis
Casas sustentáveis (Reprodução: divulgação)

Qual o futuro das casas sustentáveis?

No último mês de maio, a Beko, em parceria com a TNW, decidiu examinar algumas áreas importantes para a inovação sustentável. Sendo assim, o foco foi as casas sustentáveis — ou também conhecidas como casas inteligentes – e o resultado foi muito melhor do que o esperado!

LEIA TAMBÉM:  Hidrogênio Verde: O que é e qual sua importância

Sendo assim, eles verificaram que os esforços individuais podem ter um impacto positivo no combate ao aquecimento global, entretanto, para ter um foco maior na sustentabilidade e reduzir as emissões de carbono, é necessário encontrar uma saída para “vivenciar” isso dentro de casa.

Publicidade

Neste sentido, as casas sustentáveis podem mudar o futuro a partir de eletrodomésticos construídos à base de economia circular. Assim, esse processo inclui reparos, reutilização, reformas e reciclagem de maneiras existentes. Logo, podemos dizer que isso já está sendo levado a sério pela indústria.

Inclusive, vale citar o exemplo da De Clique: eles coletam subprodutos alimentares de empresas e os revendem para outras empresas, de modo a transformá-los em ingredientes cosméticos, alimentícios e materiais. Assim, esse material não será descartado na natureza.

Por fim, podemos dizer que as casas sustentáveis tem como missão reutilizar materiais. Seja por conta da reutilização de equipamentos, ou a compra de eletrodomésticos feitos com material reutilizado, é uma boa maneira de ajudar o planeta contra o aquecimento global. Isso tudo sem sair de dentro de casa.

Siga-nos no Google News

Publicidade

Tags: |

Sobre o Autor

Bruno Teles
Bruno Teles

Fala sobre tecnologia e inovação. Atualiza diariamente sobre mobilidade elétrica.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *