Veja como você pode ajudar a moldar as casas sustentáveis ​​do futuro

Escrito por Bruno Teles

A princípio, podemos dizer que a discussão sobre casas sustentáveis não é atual. Afinal, quando éramos crianças, pensamos nas casas futuristas, algo no estilo de Os Jetsons, onde teríamos empregadas robóticas, cozinha autolimpante, garagem com carros flutuantes, entre outras coisas.

Atualmente, a ideia sobre casas sustentáveis pode não ser exatamente essa, afinal, o tempo mostrou que  o futuro está atrelado à sustentabilidade, e não necessariamente ao avanço tecnológico. Isso porque, além de evolução, temos que frear as mudanças climáticas que estão diante dos nossos olhos.

Neste sentido, os governos estimularam uma meta: devemos manter as temperaturas globais abaixo de 1,5 °C, impossível? Claro que não, mas é necessário repensar hábitos e estilos de vida, logo, as casas sustentáveis são uma premissa para alcançar esse objetivo.

PARA VOCÊ:
Quais são os 5 R's da reciclagem? Reduzir, Reaproveitar, Repensar, Recusar, Reciclar

Sendo assim, quando moramos em uma casa, passamos boa parte da nossa vida nela. Então, como poderíamos transformar este lugar em um espaço que contribua com a detenção das mudanças climáticas? Bem, é o que muitas empresas estão inventando para salvar o planeta.

casas sustentáveis
Casas sustentáveis (Reprodução: divulgação)

Qual o futuro das casas sustentáveis?

No último mês de maio, a Beko, em parceria com a TNW, decidiu examinar algumas áreas importantes para a inovação sustentável. Sendo assim, o foco foi as casas sustentáveis — ou também conhecidas como casas inteligentes – e o resultado foi muito melhor do que o esperado!

PARA VOCÊ:
A regulação de mercado dos produtos denominados plant-based

Sendo assim, eles verificaram que os esforços individuais podem ter um impacto positivo no combate ao aquecimento global, entretanto, para ter um foco maior na sustentabilidade e reduzir as emissões de carbono, é necessário encontrar uma saída para “vivenciar” isso dentro de casa.

Neste sentido, as casas sustentáveis podem mudar o futuro a partir de eletrodomésticos construídos à base de economia circular. Assim, esse processo inclui reparos, reutilização, reformas e reciclagem de maneiras existentes. Logo, podemos dizer que isso já está sendo levado a sério pela indústria.

PARA VOCÊ:
Estado de Alagoas da inicio a projeto que transforma gás metano de aterros sanitários em energia elétrica

Inclusive, vale citar o exemplo da De Clique: eles coletam subprodutos alimentares de empresas e os revendem para outras empresas, de modo a transformá-los em ingredientes cosméticos, alimentícios e materiais. Assim, esse material não será descartado na natureza.

Por fim, podemos dizer que as casas sustentáveis tem como missão reutilizar materiais. Seja por conta da reutilização de equipamentos, ou a compra de eletrodomésticos feitos com material reutilizado, é uma boa maneira de ajudar o planeta contra o aquecimento global. Isso tudo sem sair de dentro de casa.

Artigos relacionados