A madeira é um material biodegradável e ecologicamente correto?

Escrito por Geovane Souza

A madeira é um material que não é estranho para nenhum de nós, suas muitas aplicações no nosso dia-a-dia são bem conhecidas por todos. É um dos materiais de construção mais antigos, o que pode ser atribuído ao grande número de árvores que temos em nosso planeta. É o material usado para a construção de uma variedade de itens, incluindo móveis, portas, pisos e casas.

Apesar da adaptabilidade e versatilidade da madeira, é importante determinar se ela é ou não uma escolha ambientalmente responsável, principalmente quando os produtos feitos de madeira não estão mais em uso. Após serem descartados no lixo, é importante determinar se a madeira pode ser decomposta por processos naturais ou não, se ela é biodegradável.

PARA VOCÊ:
Como economizar energia nos dias frios - Dicas para você reduzir a sua conta de energia
A madeira é um material biodegradável e ecologicamente correto?

Como todos estamos carecas de saber, a madeira é um material que cresce naturalmente, e qualquer coisa que cresça naturalmente pode ser dividida em pedaços e se decompor na própria natureza. Fungos e outras bactérias são responsáveis pela decomposição da madeira. Além disso, o processo de apodrecimento começa se ela for mantida ao ar livre por um longo período de tempo sem ser utilizada. Então sim, a madeira é um material biodegradável.

Para se decompor, a madeira precisa da participação de certos elementos naturais. Esses elementos incluem a presença de água, que ajuda a separar as fibras individuais da madeira, e do fogo, que pode consumir a madeira, no entanto, nesse último é preciso cuidado, por causa da liberação de gases nocivos ao meio ambiente.

PARA VOCÊ:
17 de maio é o Dia Internacional da Reciclagem

Outros elementos incluem o ar, que também ajuda a quebrar das fibras da madeira durante seu processo de decomposição, e de insetos, como cupins, responsáveis pelo consumo da madeira.

Artigos relacionados