Do excesso ao armazenamento eficiente; O papel das baterias gravitacionais na era das energias renováveis Foto: Canal da Engenharia / Reprodução

As baterias gravitacionais, uma solução inovadora e sustentável para o armazenamento de energia, estão emergindo como protagonistas na transição para energias renováveis

Esses dispositivos armazenam energia em forma de energia potencial gravitacional, convertendo-a em eletricidade quando necessário.

O conceito de bateria gravitacional não é recente; a primeira aplicação prática foi a hidrelétrica reversível, desenvolvida em 1907 na Suíça. Essas usinas armazenam energia bombeando água para reservatórios elevados, liberando-a posteriormente para gerar eletricidade.

Atualmente, as baterias gravitacionais são a maior forma de armazenamento de energia em grade do mundo, com uma capacidade mundial de 168 gigawatts até 2019.

Diversas inovações expandiram o escopo das baterias gravitacionais:

1. Energy Vault: Esta empresa suíça utiliza blocos de concreto de 35 toneladas que são levantados e abaixados por guindastes, armazenando até 80 megawatts-hora de energia​.
  2. Gravitricity: Esta empresa construiu um protótipo na Escócia que usa um guincho elétrico para levantar pesos de até 5000 toneladas, gerando energia ao serem abaixados.
  3. Armazenamento de Energia por Ferrovias: Utiliza trens pesados que sobem colinas durante períodos de baixa demanda de energia, armazenando energia potencial que é liberada durante a descida.
  4. Lift Renewable Energy: Armazena energia puxando recipientes gasosos subaquáticos, que são elevados centenas de metros.

As baterias em questão oferecem várias vantagens:

• Eficiência: As usinas de armazenamento por bombeamento operam com até 90% de eficiência, enquanto sistemas como o da Gravitricity prometem eficiências de 80-90% com uma vida útil de 50 anos.
  • Viabilidade Econômica: Comparativamente, a hidroeletricidade por bombeamento tem um custo operacional baixo de $0.17 por kWh.
  • Impacto Ambiental Reduzido: Essas baterias têm menos problemas ambientais do que soluções tradicionais de armazenamento, como as baterias químicas.

As baterias gravitacionais são cruciais para superar os desafios de intermitência das energias renováveis, fornecendo uma solução de armazenamento eficiente e sustentável. Com avanços contínuos, elas estão se posicionando como um pilar fundamental na matriz energética do futuro.

Tags: | | | |