É verdade que o morango é capaz de melhorar o humor?

Escrito por Geovane Souza

Sabemos que o morango é uma das frutas mais deliciosas que existe, podemos consumi-lo em sorvetes, bolos, doces e uma infinidade de receitas e sobremesas. No entanto, doces a parte, há ainda outra razão para comer morango. De acordo com alguns especialistas, a fruta vermelha é benéfica também para nossa saúde.

É verdade que o morango é capaz de melhorar o humor?

Nutricionistas afirmam que o morango é um excelente antioxidante, por conta da sua cor avermelhada. Além disso, a fruta ainda tem uma substância chamada Polifenol. Os polifenóis tem a função de reduzir o estresse, e ainda está ligado a estudos de prevenção de câncer, doenças cardiovasculares, obesidade, inflamações e diabete.

PARA VOCÊ:
Poluição por microplásticos nos oceanos pode espalhar patógenos que matam animais ameaçados de extinção

Alguns pesquisadores, inclusive, estão estudando o morango por acreditarem que ele possui substâncias que agem no cérebro, e estão ligadas a melhora do humor. Uma pesquisa de 2019 descobriu que pessoas que consumiram uma mistura de algumas frutas, incluindo o morango, tiveram uma melhora significativa nas funções cerebrais e no humor, por cerca de 6 horas.

Em contrapartida, outros participantes que consumiram placebo, uma mistura sem a presença das frutas, não obtiveram os mesmos resultados, ficando cansados, e não obtiveram melhora no humor.

Há relatos inclusive de pessoas que tiveram uma melhora significativa no humor apenas por visitar plantações de morango, sem consumi-los. No entanto, pesquisadores acreditam que essa melhora esteja ligada ao fato da pessoa está em contato com a natureza em um momento de lazer, e não esteja ligada a alguma substância produzida pelo morango.

PARA VOCÊ:
A autonomia dos veículos elétricos pode aumentar com a ajuda de novas baterias resistentes ao frio criada por pesquisadores Chineses

Os morangos podem ser benéficos também para a pele, ajudando a melhorar linhas de expressão e rugas. Isso acontece devido à presença de uma grande concentração de vitamina C que aumenta a produção de colágeno. No entanto, ainda é preciso estudos para comprovar esses benefícios.

De qualquer forma, com comprovação ou não, os nutricionistas recomendam o consumo do morango diariamente. É perfeito para consumir no café da manhã e em várias outras receitas e é delicioso.

Artigos relacionados