Empresa alemã lança novo triciclo elétrico que promete substituir o Táxi

Escrito por Geovane Souza

A empresa Bayk anunciou o lançamento de um novo veículo elétrico. Trata-se de um triciclo que promete desbancar os táxis e mototáxis nas grandes cidades. De acordo com a empresa, o novo veículo elétrico já foi lançado em 50 países, e 120 cidades ao redor no mundo já conta com o CityCruiser, ou Velotaxi, como é chamado, andando pelas ruas.

Empresa alemã lança novo triciclo elétrico que promete substituir o Táxi
CityCruiser / Fonte: bayk.ag

O triciclo elétrico CityCruiser é o modelo mais recente da linha de veículos da Bayk. A empresa tem uma história de mais de 20 anos na Alemanha. O novo modelo pode andar a uma velocidade máxima de 25 km/h, e usa um motor elétrico com 250 watts de potência como 10 kgfm de torque.

PARA VOCÊ:
Lista completa com os carros elétricos mais vendidos no Brasil – 2022

A empresa criadora do Velotaxi informou que o veículo pode alcançar uma velocidade muito superior a máxima anunciada. No entanto, ele possui um controlador de velocidade que a limita em 25 km/h com o intuito de preservar seus componentes.

Triciclo elétrico CityCruiser pode percorrer até 80 Km com uma única carga

Segundo Bayk, o CityCruiser pode percorrer 80 quilômetros com uma única carga. O alcance é bom o suficiente para viagens através da cidade, para trabalho, passeio, ou para levar pessoas a destinos curtos. No entanto, a empresa alemã deixou claro que, em caso de peso em excesso, pode ser necessário o uso de um pedal auxiliar para “ajudar” o motor em alguns locais, como subidas muito íngremes. O kit de pedal auxiliar já está incluso no veículo.

PARA VOCÊ:
Nova bateria da Nissan e NASA promete "mudar o jogo" nos carros elétricos
CityCruiser / Fonte: bayk.ag

O triciclo elétrico da Bayk tem capacidade de carga de 495kg, já incluindo o condutor e os passageiros. Ele conta ainda com um painel solar extra na sua parte superior, no entanto, a empresa não informou o quanto isso ajuda na reposição da carga da bateria. A transmissão pode ser de três, cinco ou 14 marchas. Além disso, boa parte da carenagem do CityCruiser é feita de polietileno ecológico, mais uma aposta da empresa na preservação do meio ambiente.

Empresa alemã lança novo triciclo elétrico que promete substituir o Táxi
CityCruiser / Fonte: bayk.ag

Os triciclos elétricos já são muito usados nas grandes cidades, atendendo a demanda por transportes mais sustentáveis nos centros urbanos, evitando a alta poluição do meio ambiente, principalmente nos países europeus. Várias pessoas dão preferência a esse tipo de transporte mais ecológico e sustentável, evitando o uso de táxis convencionais.

PARA VOCÊ:
Veja como você pode ajudar a moldar as casas sustentáveis ​​do futuro

Segundo a Bayk, uma empresa de transporte de passageiros pode lançar uma frota começando com 20 CityCruisers. O triciclo custa cerca de 9.990 Euros, 51.500 reais na conversão atual, e o carregador auxiliar custa 2.890 Euros (14.900 reais).

Artigos relacionados