Japão está lançando uma turbina gigantesca no oceano para aproveitar energia sem limites

energia sem limites
Publicidade

A necessidade de se buscar alternativas sustentáveis para se produzir energia sem limites, cada dia mais demandada pelo novo estilo de vida da humanidade, fez com que novas tecnologias surgissem uma atrás da outra.

Cada qual com uma eficiência e aplicabilidade incríveis, de maneira tal que já vem mudando o cenário energético mundial. O futuro e o presente estão sendo das energias renováveis.

Publicidade

Mas a tecnologia não parou por aí. A partir do momento da descoberta de fontes inesgotáveis para produção de energia, pesquisadores vêm aprimorando e buscando novas formas de produzir energia, mais rebuscadas do que nunca!

energia sem limites
Energia sem limites (Reprodução: divulgação)

Veja também: Cinco projetos de energia eólica offshore no Brasil

Publicidade

O que é energia ‘sem limites’?

Termo usado para um ramo da tecnologia que busca fontes ‘eternas’ de produção de energia, seja pela fonte ser inesgotável ou produzir energia suficiente para abastecer o planeta Terra. Várias são as ideias para atingir esse objetivo. Algumas já em fase de experimentação, outras nem tão plausíveis assim. Confira::

  • Ventos fortes: ventos de altíssimas altitudes seriam capazes de abastecer 100x o planeta. Só falta a tecnologia necessária para tal;
  • Óleo ‘cru’: biocombustíveis a partir de óleos vegetais;
  • Ondas: utilizar o movimento das ondas para operar geradores elétricos;
  • Poder estelar: energia alimentada pela mesma reação atômica que alimenta as estrelas. Ao infinito e além.

Leia mais em: Six Sources of Limitless Energy? 

Publicidade

Esses são alguns exemplos de fontes pesquisadas para suprir a energia do planeta Terra. Pensando nisso, o Japão criou sua própria ideia de energia sem limite e vem trabalhando nela.

Japão, um dos países mais tecnológicos do mundo. Para isso, demanda de grande quantidade de energia e, apesar dos grandes investimentos em energia solar e eólica, o país ainda é dependente de combustíveis fósseis.

Isso porque nenhuma dessas energias sustentáveis oferecem a estabilidade e confiança que o país precisa. O que não seria problema para as correntes oceânicas que, por sua vez, podem oferecer uma energia renovável estável, confiável e ‘sem limites’.

O sistema consiste em uma enorme turbina submarina com dois ventiladores e cabos acoplados no fundo do mar. Pretende-se colocar a turbina em correntes marítimas fortes, gerando altas cargas de energia.

Ainda não foi testada, mas, se a turbina funcionar, o Japão conseguirá produzir, com apenas um dispositivo, energia suficiente para abastecer 60% de sua capacidade atual.

Siga-nos no Google News

Publicidade

Tags: | |

Sobre o Autor

Bruno Teles
Bruno Teles

Fala sobre tecnologia e inovação. Atualiza diariamente sobre mobilidade elétrica.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *