Entenda como adotar ao uso de energia solar pode baratear a sua conta de luz em até 95%

Escrito por Valdemar Medeiros

Ultimamente tem se falado muito sobre a energia solar e seus ótimos benefícios para o bolso dos consumidores brasileiros, que têm tentado baratear a conta de luz.

Algumas pessoas podem não ter ideia do quanto o Brasil tem potencial para estabelecer um plano de energia solar, tendo em vista que é um país que conta com muita incidência de raios solares, tornando a produção deste tipo de energia favorável.

Energia solar pode baratear a conta de luz

Além de ser uma ótima opção para aqueles que desejam reduzir o valor da conta de luz, a energia fotovoltaica também contribui com a preservação do meio ambiente.

Em Pernambuco, por exemplo, empresas já estão atuando em projetos de geração desta categoria de energia em residências e estabelecimentos.

A energia solar fotovoltaica pode baratear a conta de luz em até 95%. O investimento realizado para que os painéis sejam instalados acaba sendo pago com o valor economizado futuramente com a redução das despesas.

PARA VOCÊ:
Conheça o prédio gigante que será equipado com mais de 1.000 painéis solares

No Brasil, há também a vantagem da quantidade de energia que pode ser gerada, tendo em vista que existe uma grande disponibilidade de raios solares captados pelos painéis.

A utilização da energia solar gera, além de economia, diversos benefícios ambientais, como a geração de energia renovável  e também a redução na emissão de gases poluentes.

É importante ressaltar também que, apesar de possuir uma vida útil muito longa, os painéis solares fotovoltaicos precisam de manutenções com o passar dos anos para ser possível baratear a conta de luz de forma ainda mais eficiente.

Demanda por fontes renováveis aumentam

Hoje em dia está cada vez mais fácil possuir energia solar através das placas solares, principalmente tendo em vista que os preços dos equipamentos diminuíram muito e este tipo de serviço se tornou cada vez mais acessível.

PARA VOCÊ:
Prefeitura de Niterói e UFF desenvolvem veleiro movido a energia solar e eólica

Entretanto, é importante frisar que sistemas caseiros para a produção de energia solar não podem ser comparados com equipamentos específicos para esta função.

Imperdível: Aliança para Acabar com Resíduos Plásticos — AEPW, anuncia o seu primeiro projeto no Brasil visando reciclar 30 mil toneladas de lixo plástico por mês

Apenas o equipamento correto, instalado por um profissional consegue baratear a conta de luz, gerando diversos benefícios.

O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 deste mês, está fomentando a busca por um mundo mais sustentável e viável energeticamente, sendo assim, a procura por energia renovável através das fontes de energia solar e eólica se expandiram exponencialmente.

Energia solar no Brasil 

A energia solar no país tem se expandido em longos passos. Há diversos benefícios ambientais e econômicos que contribuem com o crescimento desta fonte de energia limpa.

PARA VOCÊ:
A energia solar flutuante e o combate às mudanças climáticas

É importante frisar que este ano está com imensas potencialidades, tendo em vista que o Governo Federal sancionou a lei que cria o marco legal da geração distribuída por fontes renováveis no país, considerando um passo estratégico para a segurança jurídica dos consumidores do mercado.

A lei gera a estabilidade, previsibilidade e transparência necessária para que o setor de energia solar continue avançando fortemente no crescimento da geração distribuída ao lado do mercado.

Sendo assim os consumidores de energia elétrica, pressionadas pelas contas de luz elevadas, podem ter uma maior autonomia e liberdade de escolha, podendo gerar economias enormes e fugir da inflação energética e das terríveis bandeiras tarifárias geradas pelas crises hídricas que assolam o Brasil.

Além disso, 2021 foi um ano de recordes para o setor solar no país, de acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).

Artigos relacionados