Hyundai inova mais uma vez e apresenta o ACR, um robô carregador autônomo para carros elétricos

Hyundai inova mais uma vez e apresenta o ACR, um robô carregador autônomo para carros elétricos Fonte da imagem: Hyundai/Divulgação
Publicidade

A Hyundai, uma empresa sul-coreana conhecida por sua excelência tanto na indústria automobilística quanto na área de robótica, criou um robô carregador para carros elétricos que promete tornar a vida dos motoristas mais fácil e conveniente. O ACR, sigla em inglês que significa “robô de carregamento automático”, é uma ferramenta inovadora que conecta e carrega um veículo elétrico sem nenhuma ajuda de uma pessoa.

Como funciona o ACR da Hyundai

O ACR foi apresentado pela primeira vez como um conceito ainda em 2022. Este ano, a montadora utilizou o sedã Ioniq 6 como “cobaia” para demonstrar um protótipo em ação em um vídeo que viralizou na internet. O robô carregador pode se comunicar diretamente com o carro, abrindo a porta de carregamento automaticamente.

Publicidade

Em seguida, um sensor de câmera 3D ajuda o equipamento a identificar onde a entrada deve ir. O carregador é então cuidadosamente preso ao carro por um braço robótico. Quando o processo é concluído, o ACR interrompe e fecha a porta de carregamento, permitindo que o motorista continue com suas atividades.

A montadora salientou que, apesar de parecer fácil no vídeo, o processo envolve uma série de fatores diferentes, como o local exato onde o carro está estacionado e a porta de carregamento, o clima e até o peso do cabo usado, para garantir que a conexão seja mais segura.

Publicidade
LEIA TAMBÉM:  Volvo EX30: Conheça o novo elétrico da Volvo a partir de R$ 229.950

A certificação IP65 do robô carregador para carros elétricos garante que ele possa operar mesmo em ambientes extremos, pois é à prova d’água e poeira. Para testar e aprimorar o protótipo, a Hyundai construiu uma estação de carregamento externa personalizada, capaz de simular diferentes condições climáticas e ambientes.

ACR: a solução para o carregamento de carros elétricos?

De acordo com Dong Jin Hyun, responsável pelo Laboratório de Robótica do Grupo Hyundai, o ACR é uma tecnologia revolucionária que facilitará e tornará mais confortável o carregamento dos carros elétricos. Ele ainda acrescentou que o robô poderá facilitar o acesso, principalmente para quem tem dificuldade em se locomover.

Publicidade

O robô carregador da Hyundai possui ainda um sensor a laser integrado que detecta obstáculos em movimento ou parados, o que evita acidentes. Além disso, a ideia é tornar o ACR o mais eficiente possível, adicionando sistemas autônomos mais avançados da atualidade. Isso permitirá que o robô possa carregar sequencialmente vários veículos estacionados no mesmo local, o que seria muito útil em estações de carregamento movimentadas, onde há muitos carros elétricos esperando para carregar.

Quando o robô carregador para carros elétricos será disponibilizado no mercado

Embora o ACR esteja sendo considerado uma revolução na indústria automobilística, ele ainda não está pronto para uso em larga escala. A Hyundai deve aprimorar ainda mais a tecnologia do robô carregador de carros elétricos. Ainda não há informações sobre quando o equipamento estará disponível para compra. Veja o vídeo demonstrativo:

LEIA TAMBÉM:  Volvo EX30: Conheça o novo elétrico da Volvo a partir de R$ 229.950

Fonte da imagem: Hyundai/Divulgação

Siga-nos no Google News

Publicidade

Tags: | | |

Sobre o Autor

Geovane Souza
Geovane Souza

Geovane Souza é Jornalista e especialista em criação de conteúdo na internet, ações de SEO e marketing digital. Nas horas vagas é Universitário de Sistemas de Informação no IFBA Campus de Vitória da Conquista.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *