Motor de 500cc lançado pela INNengine tem uma potência equivalente a motores de 2000cc tradicionais, mesmo sendo 55% menor e 70% mais leve

INNengine e-REX Motor e-REX (Fonte: INNengine / Divulgação)

O INNengine e-REX apresenta construção única, sem cabeça de cilindro, cambota, árvores de cames ou válvulas, por isso ele pesa apenas 38 kg.

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A INNengine, uma inovadora empresa espanhola, está reformulando o conceito de motores com seu mais recente projeto: um motor de 500cc super leve e muito potente chamado e-REX. Este motor, apesar de seu tamanho compacto, oferece a potência equivalente a um motor tradicional de 2000cc. Sua arquitetura leve e eficiente promete revolucionar a indústria automotiva e aeroespacial.

O motor da INNengine se destaca por sua construção única. Sem cabeça de cilindro, cambota, árvores de cames ou válvulas, ele pesa apenas 38 kg. O design oposto dos pistões, com oito pistões em quatro bancadas de cilindros, é uma característica chave.

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Em vez de bielas tradicionais, os pistões se movem sobre rolos contra um disco lobulado, que ajusta o tempo e a taxa de compressão do motor. Essa configuração permite uma operação suave com mínima vibração e ruído.

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Potencial de aplicação e desempenho do motor e-REX da INNengine

Embora tenha sido demonstrado em um Mazda Miata de acordo com esse artigo do The Drive, o INNengine e-REX não se destina primariamente ao acionamento direto em veículos convencionais. Sua verdadeira força reside no potencial como gerador eficiente em veículos elétricos, reduzindo a necessidade de baterias grandes e pesadas.

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Com a capacidade de funcionar como um motor multi-combustível, incluindo a possibilidade de usar hidrogênio, ele oferece uma alternativa atraente para estender a autonomia dos veículos elétricos.

O INNengine e-REX tem potencial de uso em vários setores, como aviação (drones e aeronaves), geração de energia (geradores portáteis) e marítimo (sistemas hidráulicos de iate/barco)

Embora a tecnologia apresente promessas significativas, ainda existem desafios a serem superados, especialmente no contexto atual, onde a indústria automotiva está focada em motores elétricos.

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Ainda assim, com a sua capacidade de reduzir o peso e tamanho dos componentes em veículos elétricos, o motor da INNengine tem um futuro promissor como extensor de alcance, oferecendo uma operação silenciosa e eficiente.

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Sobre o Autor

Geovane Souza
Geovane Souza

Geovane Souza é Jornalista e especialista em criação de conteúdo na internet, ações de SEO e marketing digital. Nas horas vagas é Universitário de Sistemas de Informação no IFBA Campus de Vitória da Conquista.

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