Navio elétrico com torres de painéis solares promete atravessar o oceano sem usar uma gota de combustível fóssil

Navio elétrico com torres de painéis solares promete atravessar o oceano sem usar uma gota de combustível fóssil Fonte: Hurtigruten/Divulgação

Esse navio de cruzeiro elétrico alimentado por energia solar tem 443 pés de comprimento e capacidade para 500 passageiros em 270 cabines.

Publicidade

Conforme as inovações tecnológicas avançam a passos largos, temos mais uma novidade para encantar os entusiastas da tecnologia verde. Dessa vez, a notícia vem do meio do oceano, onde a companhia de cruzeiros norueguesa Hurtigruten lançou um projeto de criação de um navio de cruzeiro elétrico com três torres com painéis solares.

Batizado de Sea Zero, esse pioneiro em embarcações elétricas contará com a força do vento e do sol, capturada por velas retráteis equipadas com painéis solares. Esta energia renovável será armazenada em robustas baterias, desenhadas para sustentar o navio enquanto estiver navegando.

Publicidade

O objetivo é fazer do Sea Zero, o líder mundial em eficiência energética em navios de cruzeiro

Embora a frota atual da Hurtigruten Norway tenha apenas 0,1% de navios com tecnologia de emissão zero, a empresa tem um plano ambicioso para transformar o cenário. O objetivo é fazer do Sea Zero, o líder mundial em eficiência energética em navios de cruzeiro. Esta iniciativa foi anunciada em março passado e faz parte da estratégia da empresa de se posicionar como líder em turismo sustentável.

LEIA TAMBÉM:  Qual a vida útil da bateria de um veículo elétrico?

Com um lançamento previsto para 2030, o Sea Zero combinará um potente sistema de baterias de 60 MWh com avançadas inovações da indústria para maximizar a captação de energia eólica e solar. Dentre estas inovações, a empresa tem planos para incluir três velas autônomas e retráteis com painéis solares adicionais. Essas “asas” serão projetadas para melhorar a aerodinâmica, capturando correntes de ar de até 50 metros para maior propulsão.

Publicidade

Navio elétrico do luxo Sea Zero será Iluminado pelo Sol da Meia-Noite

Durante o verão, o navio será energizado pelo sol da meia-noite da Noruega, que brilha 24 horas por dia. As três asas retráteis contarão com 1.500 m² de painéis solares e uma superfície total de captação de vento de 750 m².

A energia captada será armazenada em um poderoso sistema de armazenamento de baterias de 60 MWh. A Hurtigruten está em busca de tecnologias de baterias sem cobalto e com baixo teor de níquel para reduzir custos.

Publicidade

Com o auxílio de IA, sensores e câmeras, a empresa planeja otimizar o tamanho da ponte de comando, configurando-a de forma semelhante à cabine de um avião. Essa abordagem não só melhora a aerodinâmica, mas também oferece mais espaço para os hóspedes desfrutarem da vista.

Para diminuir o arrasto subaquático, dois propulsores na traseira serão retraídos para o casco durante a navegação. Além disso, a empresa está desenvolvendo um sistema de lubrificação a ar subaquático que permitirá ao navio “surfar” sobre um tapete de bolhas.

LEIA TAMBÉM:  Qual a vida útil da bateria de um veículo elétrico?

A Hurtigruten acredita no poder dos seus hóspedes para ajudar na redução do consumo de energia

Navio elétrico com torres de painéis solares
Fonte: Hurtigruten/Divulgação

Soluções baseadas em dados permitirão que os passageiros monitorem e controlem o uso de energia diretamente de seus smartphones.

O conceito do navio de cruzeiro elétrico alimentado por energia solar tem 443 pés de comprimento e capacidade para 500 passageiros em 270 cabines.

Embora ainda esteja em estágios iniciais de pesquisa e desenvolvimento, o Sea Zero promete ser um marco na história dos cruzeiros sustentáveis. Nos próximos dois anos, a empresa testará e aprimorará a tecnologia proposta enquanto trabalha no design final.

No momento, a ênfase é na produção de baterias, tecnologia de propulsão, design do casco e outras práticas sustentáveis que possam minimizar o consumo de energia. Fique de olho nesta jornada marítima eletrizante rumo a um futuro mais sustentável!

Siga-nos no Google News

Publicidade

Tags: | | |

Sobre o Autor

Geovane Souza
Geovane Souza

Geovane Souza é Jornalista e especialista em criação de conteúdo na internet, ações de SEO e marketing digital. Nas horas vagas é Universitário de Sistemas de Informação no IFBA Campus de Vitória da Conquista.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *