O AWV, um carro elétrico autônomo da Honda, pode carregar quase uma tonelada de materiais de construção e tem 10 horas de autonomia

Esse carro autônomo da Honda pode carregar quase uma tonelada de materiais de construção e tem 10 horas de autonomia Fonte: Honda/Divulgação
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A Honda, conhecida principalmente pelos seus carros e motocicletas, agora está apostando forte em robótica e direção autônoma. Seu mais novo lançamento é o Autonomous Work Vehicle (AWV), um veículo autônomo de trabalho capaz de executar suas funções com pouca interação humana.

O AWV de terceira geração pode transportar até 907 kg de carga útil e alcançar uma velocidade máxima de 16 km/h. Além disso, oferece uma autonomia de até 10 horas ou 45 km por carga na versão de longo alcance. O veículo também pode ser controlado remotamente por meio de um aplicativo para celular ou tablet.

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O AWV é equipado com recursos avançados de tecnologia, incluindo GPS, radar, sensor LiDAR, câmera e conectividade com a nuvem, permitindo que o veículo se mova de forma autônoma e com segurança, dentro de um canteiro de obras, onde sem encontra muitos obstáculos.

O AWV de terceira geração pode transportar até 907 kg de carga a uma velocidade de 16 km/h e possui 10 horas de autonomia

A Honda acredita que o AWV pode ser uma solução eficaz para os desafios enfrentados pelo setor da construção, como a falta de mão de obra e dificuldades no transporte de materiais. O veículo pode transportar e entregar materiais de construção e suprimentos em pontos precisos ao longo de um caminho predeterminado.

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A fabricante japonesa já está em busca de parceiros para testar o robô em campo, visando a aumentar a produtividade e a segurança no local de trabalho. Segundo Jason VanBuren, gerente de engenharia de sistemas da Honda Motor, a empresa está procurando se encontrar com possíveis parceiros comerciais e empresas interessadas em testar o AWV em campo.

Com a chegada do AWV, a Honda espera fornecer assistência às equipes de construção e, assim, aumentar a eficiência e a segurança no local de trabalho. A Honda já tem um histórico de sucesso em seus produtos, e agora espera continuar com a mesma excelência em sua nova aposta na robótica e na direção autônoma.

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A Hyundai desenvolveu um robô carregador autônomo para carros elétricos

Com um funcionamento autônomo, parecido com o AWV da Honda, o ACR também trabalha sozinho, nesse caso, recarregando veículos elétricos sem ajuda humana, utilizando um braço robótico para prender cuidadosamente o carregador à porta de carregamento do carro.

O processo envolve vários fatores diferentes, incluindo o local exato onde o carro está estacionado e a porta de carregamento, o clima e o peso do cabo usado. O ACR foi testado em um protótipo com o sedã Ioniq 6 e tem uma certificação IP65 que o torna à prova d’água e poeira, permitindo que ele opere em ambientes extremos.

A Hyundai espera tornar o ACR o mais eficiente possível, adicionando sistemas autônomos mais avançados, como um sensor a laser que detecta obstáculos em movimento ou parados, para evitar acidentes. Além disso, a empresa pretende desenvolver a capacidade do robô de carregar sequencialmente vários veículos estacionados no mesmo local, o que seria útil em estações de carregamento movimentadas.

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Sobre o Autor

Geovane Souza
Geovane Souza

Geovane Souza é Jornalista e especialista em criação de conteúdo na internet, ações de SEO e marketing digital. Nas horas vagas é Universitário de Sistemas de Informação no IFBA Campus de Vitória da Conquista.

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