O efeito da Poluição da Mineração no meio ambiente

Escrito por Geovane Souza

A mineração é uma atividade pela qual as empresas extraem minerais e outros materiais preciosos que não são encontrados na superfície da terra. Esses materiais são encontrados no interior da terra, por isso esse trabalho exige muita mão de obra com máquinas pesadas e, em alguns casos, o uso de produtos químicos. Substancias essas que, em geral, são prejudiciais ao meio ambiente.

O efeito da Poluição da Mineração no meio ambiente

A pesar de ter uma contribuição significativa para nossa economia, a mineração causa um grande impacto, não só na natureza, mas também na vida das pessoas. Para extrair o minério da terra, todo o ecossistema é abalado na região, pois os trabalhadores precisam abrir buracos, mover à terra de um local para outro para separar os bens minerais. Esse processo de separação em geral requer o uso de substâncias químicas como o enxofre.

PARA VOCÊ:
5 alimentos que podem desaparecer por causa das mudanças climáticas

Em alguns casos, os restos dessas substâncias acabam derramando na natureza, escoando e atingindo nascentes de água próxima. Em outros casos, podem se infiltrar na terra, atingindo os lençóis freáticos da região. Essa água contaminada por produtos químicos, se ingerida por seres humanos ou outros animais, é extremamente prejudicial à saúde.

Em seres humanos, os produtos químicos usados na mineração estão ligados a problemas intestinais, pulmonares, além de problemas neurológicos. No entanto, o maior risco é para os animais, pois eles são irracionais e não estão cientes do risco que correm ao entrar em conato com essas águas contaminadas.

PARA VOCÊ:
Alerta - Poluição por plástico deverá triplicar nos próximos 40 anos, segundo cientistas

Quais as principais causas da poluição pela mineração?

Uma das principais causas para o aumento da poluição pela indústria da mineração é o desenvolvimento tecnológico. A alguns anos, como não existiam máquinas com tecnologias avançadas de mineração, os trabalhos eram feitos na maioria manualmente.

O trabalho manual na mineração, geralmente não usava produtos químicos tão nocivos, até mesmo porque envolvia o trabalho de um ser humano. Esse processo era bem menos invasivo e prejudicial a meio ambiente.

Outro fator que contribui significativamente para a poluição pela mineração é a alta demanda de produtos extraídos da terra. Com a população crescente, aumenta a demanda por celulares, computadores, chips de tecnologia e até mesmo joias.

PARA VOCÊ:
Os principais causadores da poluição ambiental na atualidade

Todos esses produtos citados, e inúmeros outros, requerem o uso de matérias-prima mineradas pelos humanos. Chips para celulares e computadores, por exemplo, necessitam de minerais como cobre, ouro e platina para serem construídos.

Não é novidade para ninguém que a mineração deixa sequelas negativas graves ao meio ambiente, na vida das pessoas e principalmente dos animais. Precisamos nos conscientizar para conter e reverter esse problema o mais rápido possível, preservando o maio ambiente no intuito de garantir um futuro melhor para nossos filhos.

Artigos relacionados