Painéis de energia solar serão obrigatórios em todos os prédios públicos da Europa

Escrito por Geovane Souza

A União Europeia procura acelerar a implantação de energia solar em larga escala, e para isso, exigirá a instalação de painéis solares em novos prédios públicos e comerciais, bem como novas estruturas residenciais, até 2029. A iniciativa faz parte do esforço da UE de se livrar dos recursos fósseis russos, principalmente do gás natural, até 2030. A UE importa quase 40% de seu gás da Rússia a um custo de mais de US$ 110 milhões por dia.

Pinéis solares serão obrigatórios em todos os prédios públicos da Europa
Créditos: Imagem de Maria Godfrida por Pixabay

De acordo com a proposta RepowerEU da Comissão Europeia, metade da energia da UE virá de fontes renováveis ​​até 2030, mais que dobrando o nível atual. Isso custaria centenas de bilhões de euros, mas a maior parte desse dinheiro seria economizado da importação dos combustíveis de outros países.

PARA VOCÊ:
Mulheres brasileiras desenvolvem absorvente biodegradável a base de fibra de bananeira e acaí

A União Europeia incluiu várias etapas no plano, desde aumentar a taxa de implantação de bombas de calor até o desenvolvimento de locais de referência para energias renováveis. Entre essas propostas está a “iniciativa de telhado solar”, que exige a instalação de sistema de energia solar em novos edifícios públicos e comerciais, além de novas construções residenciais, até 2029.

Segundo a Comissão Europeia, há uma urgência dupla para reformar o sistema energético da Europa, pois é preciso reduzir a dependência da UE dos combustíveis fósseis russos, que são explorados como uma arma econômica e política e custam aos contribuintes europeus cerca de 100 bilhões de euros por ano.

PARA VOCÊ:
Empresa cria Cooler ecológico feito de Casca de Coco para substituir os de isopor

Veja também: Os painéis solares atraem raios?

A UE espera alcançar cerca de 320 GW de energia solar fotovoltaica até 2025 (mais que triplicar em relação a 2020) e mais de 600 GW até 2030 como parte da estratégia. Em 2020, a energia solar forneceu cerca de 5% da produção total de energia da Europa. Para cumprir a meta de 2030, a UE precisa produzir 45 GW por ano em média.

De acordo com alguns cálculos, a energia solar em telhados poderia gerar cerca de 25% da demanda de energia da UE. Esses sistemas podem ser implementados rapidamente, protegendo simultaneamente os clientes dos preços excessivos da energia. Na verdade, essa transformação pode tornar a energia mais barata do que é agora. Os painéis solares serão obrigatórios para todos os novos edifícios públicos e comerciais até 2027 e para todas as novas estruturas residenciais até 2029.

PARA VOCÊ:
Estado de Alagoas da inicio a projeto que transforma gás metano de aterros sanitários em energia elétrica
Artigos relacionados