Residência verde: quais são as principais características do projeto de uma casa sustentável

Residência verde: quais são as principais características do projeto de uma casa sustentável Residência verde: quais são as principais características do projeto de uma casa sustentável

Veja como um projeto de casa sustentável pode ser, além de ecológico, muito econômico 

Publicidade

Atualmente, muitas pessoas têm aderido ao modelo de casa sustentável. Esse tipo de residência, além de diminuir os impactos ambientais, também pode gerar muita economia. A tecnologia vem sendo uma grande aliada de quem procura por esse modelo de moradia e ajuda a garantir que uma casa sustentável também traga bem-estar para os seus moradores.

O que é uma casa sustentável

Uma casa sustentável é uma residência que possui um projeto sustentável que minimiza ao máximo os impactos ambientais, durante e depois de sua construção, além de contar com projetos de captação e reutilização de recursos naturais. Ter uma casa nesse modelo pode gerar muitas vantagens para os moradores, como:

Publicidade
  • Maior custo-benefício.
  • Versatilidade.
  • Diminuição dos impactos ambientais.
  • Economia de energia e água.
  • Menor desperdício de materiais.
  • Imóveis mais saudáveis para os moradores.

É possível afirmar que a construção ou mesmo adaptação de uma residência para um modelo de construção verde ou sustentável traz inúmeros benefícios em longo prazo para os moradores e também para a sociedade e o meio ambiente.

Existe uma série de adaptações que podem ser feitas para realizar um projeto de casa sustentável; veja alguns conceitos presentes nesse modelo de moradia:

Publicidade

Localização do imóvel

A primeira preocupação que se deve ter ao pensar em um projeto sustentável é a sua localização. É importante evitar locais muito próximos a áreas de preservação ambiental, para que a casa não tenha impactos significativos no meio ambiente.

LEIA TAMBÉM:  Cianobactérias, a resposta ecológica para uma alimentação mais saudável e sustentável

Outro fator importante na escolha da localização é que ela tenha fácil acesso ao transporte público e a lojas e mercados, visando a diminuição no uso de automóveis e gerando menos poluição.

Publicidade

Materiais ecologicamente corretos

Uma construção verde precisa que os materiais usados na sua construção tragam o menor impacto ambiental possível. Pensando nisso, a utilização de materiais reciclados como madeiras e estruturas de metal reutilizadas podem ser uma boa alternativa para algumas substituições.

Outros materiais como bambus, tijolos ecológicos, argamassa de argila, bioconcreto, bioplástico, ecogranito, tintas minerais, pisos ecológicos, containers, entre outros, são algumas opções que podem substituir os materiais de construção tradicionais, e que são muito mais sustentáveis e podem além de tudo gerar economia para a obra.

Captação de recursos hídricos

Quando falamos de utilização de água em projetos de casa sustentável, uma das alternativas mais eficientes é a captação de água da chuva. Essa captação pode ser feita por meio de calhas instaladas no telhado do imóvel, por exemplo, que vão direcionar a água da chuva captada para reservatórios de armazenamento.

Essa água pode ser utilizada para diversos propósitos, como para lavar roupas, para a descarga e também para regar jardins e hortas. Essa é uma opção que é ecologicamente correta e que gera muita economia na conta de água.

Energia renovável e iluminação natural

Outro ponto muito importante e que gera um dos maiores gastos em uma residência é a iluminação e o uso de energia elétrica. Pensando nisso, é muito importante em um projeto que vise uma construção verde priorizar a energia natural, com a colocação de muitas janelas e claraboias, para aproveitar ao máximo a luz do dia.

LEIA TAMBÉM:  Cianobactérias, a resposta ecológica para uma alimentação mais saudável e sustentável

A utilização de lâmpadas LED, a instalação de fotocélulas (dispositivo utilizado para automatizar o acionamento de iluminação) e a utilização de equipamentos eletrônicos de baixo consumo também são essenciais para o uso mais eficiente da energia elétrica.

Um projeto de energia solar é outro fator que traz muitas vantagens na construção de uma casa sustentável. Para isso, são instalados painéis que captam e transformam a energia do sol em energia elétrica. A produção de energia solar, se o sistema for bem direcionado, pode chegar a 100% do consumo, o que traz uma enorme economia em longo prazo.

Existem diversos tipos de projetos de energia solar, e ainda pode ser utilizado um financiamento de painel solar, para garantir a instalação e assim gerar economia na conta de luz. O investimento em uma casa sustentável é uma tendência mundial, e as vantagens vão desde economia de dinheiro e autossuficiência em alguns recursos até a preservação do meio ambiente.

Siga-nos no Google News

Publicidade

Tags: | |

Sobre o Autor

Geovane Souza
Geovane Souza

Geovane Souza é Jornalista e especialista em criação de conteúdo na internet, ações de SEO e marketing digital. Nas horas vagas é Universitário de Sistemas de Informação no IFBA Campus de Vitória da Conquista.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *