Sunreef Yachts lança iate elétrico: Conheça o 40M Sunreef Explorer Eco, com capacidade para 17 pessoas Foto: Sunreef Yachts / Divulgação

O mundo dos iates de luxo está sendo reinventado com a chegada do 40M Sunreef Explorer Eco da Sunreef Yachts, uma criação que mescla design inovador, tecnologia avançada e sustentabilidade. Este catamarã elétrico representa não apenas um avanço em termos de embarcações de luxo, mas também um compromisso com a sustentabilidade ambiental, oferecendo uma nova perspectiva em viagens marítimas de luxo.

O 40M Sunreef Explorer Eco é uma obra-prima que exemplifica a fusão perfeita entre sustentabilidade e luxo. Desenhado para ser autossuficiente e autônomo, ele é ideal para expedições privadas longas e viagens a destinos remotos.

Com um design arrojado que integra materiais avançados como alumínio e compostos sofisticados, o iate é capaz de explorar desde ilhas tropicais até as latitudes mais extremas.

A inovação mais notável do 40M Sunreef Explorer Eco é sua “pele solar” abrangente. Esta tecnologia cobre quase toda a superfície externa do iate, aproveitando cada centímetro para gerar energia limpa através de painéis solares integrados, que contribuem para um sistema fotovoltaico capaz de entregar impressionantes 50kWp.

Interiores personalizados e versatilidade

O iate não apenas se destaca em seu exterior, mas também oferece uma experiência interna incomparável. Os interiores são amplos e iluminados, adaptáveis a vários planos de navegação e estilos de vida.

As opções de personalização são praticamente infinitas, incluindo um cinema interno, spa, biblioteca e academia. A suíte master, com seu terraço privativo, e as cabines arejadas exemplificam o novo patamar de luxo marítimo que este iate oferece.

Além disso, a decoração utiliza uma variedade de materiais e tecidos reciclados e recicláveis, reforçando o compromisso da Sunreef com a sustentabilidade.

O iate elétrico vem equipado com ar condicionado economizador de energia e um sistema inteligente de gestão de energia. Além disso, possui recursos como geradores de água de última geração, torneiras que economizam água, um sistema de coleta de água da chuva e uma caldeira ultraeficiente com recuperação de calor. Todos esses elementos garantem uma experiência de gestão de água excepcional a bordo.

Uma experiência de lazer completa

O lounge do iate oferece uma vasta área para relaxamento com acesso direto ao mar. A área de armazenamento é ampla, perfeita para equipamentos de mergulho, e-bikes e outros brinquedos aquáticos.

O cockpit de popa do iate proporciona inúmeras opções de lazer ao sol e inclui uma piscina spa com vista panorâmica do oceano.

O iate possui 40 metros de comprimento, com uma capacidade total de água de 8.000 litros e pode acomodar até 17 pessoas (10 hóspedes mais uma tripulação de 7). Seu sistema de propulsão consiste em dois motores principais de 540 kW e baterias com uma capacidade aproximada de 920 kWh. A capacidade de combustível do iate é de 25.000 litros.

Segurança em alto-mar: As normas essenciais para iates

A segurança em iates de luxo não é apenas uma preocupação, é uma necessidade crítica. No cenário atual, as normas de segurança para essas embarcações são rigorosamente definidas e implementadas.

Regulamentações internacionais, como o Código Internacional de Gerenciamento de Segurança (ISM) e o Código Internacional para a Segurança de Navios e Instalações Portuárias (ISPS), são padrões fundamentais no setor.

Estas diretrizes abrangem desde a construção e manutenção dos iates até protocolos operacionais para garantir a máxima segurança.

Para iates com mais de 500 toneladas brutas, o cumprimento do ISM e ISPS é obrigatório. Estes regulamentos demandam a implementação de um Sistema de Gestão de Segurança (SMS) sob medida, que inclui planos de segurança detalhados e a nomeação de pessoal responsável pela segurança (como o Oficial de Segurança da Companhia, ou CSO).

Para embarcações menores, ainda que não seja obrigatório, adotar práticas de segurança semelhantes é considerado uma prática ideal, elevando o padrão de segurança, independentemente do tamanho do iate.

A gestão de segurança abrange tudo, desde a manutenção planejada até a formação e preparação da tripulação, garantindo assim uma navegação segura e confiável.

Além da segurança nos iates, outra tendência emergente no mundo náutico é o desenvolvimento de veículos aquáticos elétricos. Essa inovação representa um avanço significativo na sustentabilidade e na redução da pegada de carbono em atividades marítimas.

Os veículos aquáticos elétricos oferecem uma alternativa limpa e eficiente aos tradicionais movidos a combustíveis fósseis. Com a evolução da tecnologia de baterias e motores elétricos, esses veículos estão se tornando cada vez mais viáveis e populares.

Tags: | | | |