Toyota apresenta transmissão manual de 14 marchas para veículos elétricos, o “câmbio de Velozes e Furiosos”

Toyota apresenta transmissão manual de 14 marchas para veículos elétricos, o câmbio de Velozes e Furiosos Foto: HDpic.club / Reprodução

Em um avanço na indústria automobilística, a Toyota inova com o lançamento de uma transmissão manual de 14 marchas para veículos elétricos (VEs)

A transmissão manual de 14 marchas promete revolucionar a experiência de direção, oferecendo aos motoristas o prazer da condução manual com a eficiência dos veículos elétricos.

A Toyota, renomada fabricante japonesa de automóveis, recentemente revelou uma inovação notável: uma transmissão manual simulada para veículos elétricos. Este sistema inovador permite que os motoristas de VEs desfrutem da sensação de uma transmissão manual tradicional, com a peculiaridade de poder escolher entre um vasto leque de marchas, chegando a até 14 posições.

Um aspecto crucial desta inovação é a flexibilidade oferecida ao condutor. Através do novo sistema, é possível selecionar a quantidade de marchas desejadas, variando de menos de seis a mais de seis estágios. Isso proporciona uma experiência de condução personalizável, alinhando-se às preferências individuais de cada motorista.

Contrariando as transmissões manuais convencionais, a abordagem da Toyota não cria múltiplas posições físicas de marcha

Foto: Motor1 / Reprodução

Em vez disso, propõe um número limitado de posições reais, com a alavanca retornando ao neutro após cada uso. Conforme o motorista avança pelas marchas, o padrão virtual muda, permitindo acesso a um novo conjunto de “relações” de marchas.

LEIA TAMBÉM:  Helix inova com motor elétrico ultraleve, o SPX177, alta potência para os hipercarros

A iniciativa da Toyota desafia as normas estabelecidas no design de transmissões manuais para carros de passeio, que tradicionalmente não ultrapassam sete marchas. Este desenvolvimento não apenas reflete a capacidade de inovação da Toyota, mas também evidencia o potencial ilimitado da tecnologia em veículos elétricos.

A introdução de transmissões manuais simuladas em veículos elétricos oferece várias vantagens

Além de proporcionar uma experiência de condução mais envolvente, espera-se que o sistema auxilie na gestão eficiente da energia do motor, reduzindo o consumo de energia das baterias e minimizando o desgaste dos pneus.

A Toyota dá um passo ousado rumo ao futuro com sua transmissão manual simulada para veículos elétricos. Este avanço não só enriquece a experiência de condução mas também sinaliza uma evolução significativa na tecnologia de VEs.

Com essa inovação, a Toyota não só atende às expectativas dos entusiastas de carros, mas também abre caminho para novas possibilidades no mundo automotivo.

Tags: | | | | |