Toyota pretende lançar Hilux Champ no Brasil, em alguns mercados os preços estão entre R$ 64 mil e R$ 80,5 mil

Toyota pretende lançar Hilux Champ no Brasil, em alguns mercados os preços estão entre R$ 64 mil e R$ 80,5 Foto: Auto+ / Reprodução

A Toyota reconhece que o preço da Hilux é elevado. Por esse motivo, no ano anterior, introduziu a Hilux Champ no mercado automotivo asiático. Esta versão é significativamente mais básica e acessível em comparação com a picape média padrão. Na Tailândia, onde foi lançada em novembro passado, os valores variam de 459.000 baht (equivalente a R$ 64 mil) a 577.000 baht (aproximadamente R$ 80,5 mil).

Informações disponíveis nos arquivos do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) indicam que a Toyota está considerando a possibilidade de introduzir a Hilux Champ no mercado brasileiro. A fábrica da Toyota na Argentina, onde já são fabricadas a Hilux e a van Hiace, poderia ser potencialmente aproveitada para a produção da Champ.

Em certas ocasiões, veículos não destinados ao mercado brasileiro são registrados aqui para evitar possíveis imitações não autorizadas. No entanto, nesses casos, os registros geralmente apresentam apenas imagens superficiais dos veículos, sem muitos detalhes.

Isso não foi o que ocorreu com a Toyota e sua Hilux Champ. Os registros desses veículos incluem detalhes internos da cabine, como o painel, por exemplo, e até mesmo o para-choque dianteiro foi mencionado.

LEIA TAMBÉM:  Diga adeus ao calor extremo dentro do carro com o Nano Cooling Film da Hyundai, película promete reduzir a temperatura em até 22°C

No mercado asiático, a nova Hilux oferece duas opções de motorização, um com o motor a gasolina de 2.0 e outra com motor a diesel de 2.4

Além disso, as diferentes configurações de entre-eixos, tanto curto quanto longo, e a opção de chassi cabine, expandem suas capacidades e aplicações, é um veículo altamente personalizável para uma variedade de usos comerciais, graças à sua plataforma plana e à variedade de pontos de fixação disponíveis, que facilitam a instalação de uma ampla gama de acessórios.

A caminhonete é construída sobre a plataforma IMV, cuja versão final foi revelada durante o Japan Mobility Show de 2023. Ela foi resultado de uma parceria entre a equipe tailandesa da marca, liderada por Akio Toyoda, que na época era o diretor executivo da subsidiária atuante na região asiática. A Hilux Champ foi especificamente projetada para ocupar uma posição inicial na linha de caminhonetes da Toyota.

A Toyota desenvolveu a Hilux Champ com uma abordagem voltada para a praticidade, visando criar uma picape simplificada e flexível para várias tarefas. Embora ainda não haja uma data oficial para o seu lançamento no Brasil, a possível chegada desta nova versão da picape pode reforçar a presença da Toyota no mercado de picapes, oferecendo uma opção mais acessível e adaptável aos clientes.

A história da Toyota no Brasil começou em 1958, marcando um momento importante na expansão global da empresa

A primeira operação da Toyota fora do Japão foi estabelecida com a produção do modelo Land Cruiser em São Paulo. Em 1962, a linha de produção mudou para São Bernardo do Campo, onde começou a fabricação do icônico Bandeirante.