Veículo voador movido a bateria chega ao mercado no próximo ano para uso logístico e no agro negócio
Três importantes companhias brasileiras do setor aeronáutico, a Helisul, Moya Aero e Helisul Aviation, estabeleceram uma aliança estratégica na semana passada visando desenvolver operações logísticas com um eVTOL, acrônimo para “aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical”, que será o primeiro veículo voador elétrico autônomo do Brasil. O veículo, totalmente desenvolvido no país, estará apto a iniciar suas operações em breve.
O que é o veículo voador Moya eVTOL?
O Moya eVTOL é um drone autônomo de carga completamente elétrico, que atua como um automóvel e tem capacidade para levar até 200 kg, com um alcance de voo de 110 quilômetros. A tecnologia elétrica assegura que o veículo não emita poluentes, tornando-se um transporte ecológico e sustentável. Ademais, o design do Moya oferece ganhos em eficiência.
A Helisul Drones, divisão de aeronaves controladas remotamente do grupo Helisul, obteve a licença para produzir 50 unidades dos eVTOLs. A Helisul, presente no mercado brasileiro há mais de 50 anos, é uma das maiores empresas de aviação da América Latina, com uma frota de mais de 50 helicópteros. A Helisul Drones atua em áreas de operações altamente especializadas, que requerem equipamentos sofisticados e profissionais extremamente capacitados.
Humberto Biesuz, superintendente-executivo da Helisul, destaca que “acreditamos que o Moya eVTOL irá revolucionar o transporte de mercadorias com maior agilidade e produtividade. A elevada capacidade de carga e a autonomia de voo do Moya são ideais para este tipo de missão. Além disso, é um transporte limpo, sem emissão de carbono”.
Por sua vez, Alexandre Zaramela, CEO da Moya Aero, declara que “concebemos o Moya eVTOL para atender a um amplo leque de aplicações logísticas e agrícolas. Nosso propósito é oferecer um transporte de carga eficaz, com maior economia e operação sustentável”. Ele ressalta que o Moya eVTOL é o primeiro veículo voador autônomo desenvolvido na América Latina e será um marco no segmento de transporte de mercadorias na região.
O futuro do Moya eVTOL
As companhias esperam que o eVTOL esteja pronto para realizar seu primeiro voo ainda neste ano. O primeiro veículo elétrico voador brasileiro deve começar a operar até o fim de 2025. Com a inovação proporcionada pelo Moya eVTOL, o Brasil pode se tornar um referencial em tecnologia de transporte sustentável e eficaz, contribuindo para a diminuição de emissões de carbono e a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
Dessa forma, o Brasil dá um passo significativo em direção à inovação e ao desenvolvimento sustentável com a cooperação entre as empresas Helisul, Moya Aero e Helisul Aviation, que visa criar um meio de transporte limpo e eficiente para a logística nacional. Com a crescente preocupação ambiental e a busca por soluções sustentáveis para a mobilidade urbana, a chegada do primeiro veículo elétrico voador brasileiro representa um grande marco para o setor.
Além disso, a iniciativa também gera novas oportunidades de negócios e investimentos no mercado de tecnologia e transporte aéreo. Com o desenvolvimento do Moya eVTOL, o Brasil pode se posicionar como um importante ator nesse segmento em escala global, contribuindo para a criação de novos empregos e atração de investimentos estrangeiros para o país.
Em suma, o Moya eVTOL exemplifica como a inovação e a sustentabilidade podem caminhar juntas para impulsionar o desenvolvimento econômico e social do Brasil. Com sua capacidade de carga, autonomia de voo e ausência de emissões de carbono, o veículo elétrico voador é uma solução inteligente e eficaz para os desafios logísticos do país, pavimentando o caminho para um futuro mais sustentável e tecnológico.
Sobre o Autor
0 Comentários