Velocidade silenciosa; O jet ski elétrico estilo Batman da Viva Electric Jets com carregamento em uma hora Foto: Viva Electric Jets / Divulgação

A indústria náutica está prestes a ser revolucionada com a introdução do Jet Ski elétrico da Viva Electric Jets, um veículo aquático pessoal (PWC) com características inovadoras que foram recentemente reveladas na Exposição Náutica de Helsinque de 2024.

A Viva Electric Jets, sediada na Finlândia, apresentou seu Jet Ski elétrico, que atraiu comparações com algo que o Batman poderia usar, dada sua estilização angular única e capacidade de deslizar silenciosamente sobre as águas.

Este modelo promete velocidades de até 96,5 km/h, apoiadas por um carregamento rápido de apenas uma hora, permitindo que os usuários passem menos tempo recarregando e mais tempo aproveitando as águas.

O veículo combina uma experiência emocionante na água com uma pegada de zero emissões, alinhando-se com uma consciência ambiental crescente.

A Viva Electric Jets se orgulha de seu design inspirado em lanchas e do novo sistema de propulsão Almarin Jet, oferecendo aceleração instantânea com até 130 kW (174 cv) de potência. O pacote de baterias de 27 kWh proporciona um alcance de até 31 milhas (50 km), com uma recarga crítica de 10 a 80% realizada em apenas uma hora usando um carregador rápido. Se conectado a uma tomada doméstica comum, o processo de carregamento leva aproximadamente 20 horas.

O Jet Ski será lançado em várias especificações

O modelo GT de ponta será a variante mais leve e rápida, pesando 440 kg e capaz de alcançar velocidades de até 93 km/h, graças ao casco de fibra de carbono e ao potente propulsor de 130 kW. Já o modelo Cruizer, mais básico, oferece 60 kW (80 hp) de potência e é construído com um casco composto de fibra de vidro, suportando um peso extra de 30 kg e alcançando uma velocidade máxima de 64 km/h. Ambos os modelos compartilham a mesma bateria de 27 kWh, carregamento rápido e alcance de 31 milhas (50 km), além de uma capacidade de carga de 200 kg e 500 litros de armazenamento à prova d’água.

As reservas para o modelo Cruizer, com preço de aproximadamente US$ 42.750 (aproximadamente R$ 213.750), já estão abertas, com as primeiras entregas previstas para maio de 2024. Embora este modelo da Viva Electric Jets supere alguns concorrentes em desempenho e preço, ele ainda enfrenta a concorrência de líderes de mercado como o Taiga Orca, que oferece especificações semelhantes por um preço consideravelmente menor.

A introdução deste Jet Ski elétrico marca um passo significativo em direção a opções de mobilidade aquática mais sustentáveis e ecologicamente corretas, cortando o ruído e as emissões relacionadas aos tradicionais jet skis movidos a gasolina.

As regulamentações e o avanço dos jet skis elétricos

Ao abordar o tema das regulamentações e uso de veículos aquáticos elétricos, como os Jet Skis, é importante observar que as leis e normas variam significativamente entre diferentes regiões e países. No entanto, algumas tendências e diretrizes gerais podem ser destacadas:

• Legislação de segurança marítima: Em alguns locais, como evidenciado pelo Departamento de Transportes do Reino Unido, novas leis foram introduzidas para regular o uso seguro de embarcações pessoais, incluindo Jet Skis. Estas leis visam prevenir o uso imprudente e perigoso, aplicando regras de operação de embarcações já existentes a esses veículos. O objetivo é diminuir acidentes e danos tanto a pessoas quanto a propriedades.
  • Regras específicas de segurança: Em muitos estados e países, existem regulamentações específicas para a operação de veículos aquáticos, como a obrigatoriedade de coletes salva-vidas aprovados pela Guarda Costeira, o uso de cordões de segurança em Jet Skis e a manutenção de uma velocidade segura, especialmente perto de nadadores ou outras embarcações.
  • Limitações de ruído e emissões: Alguns locais têm regulamentações específicas sobre o nível de ruído e emissões para embarcações aquáticas. Por exemplo, em algumas áreas, os Jet Skis não podem emitir ruídos acima de um certo limite quando medidos a uma distância específica.
  • Regulamentações ambientais: Com o aumento da consciência ambiental, há uma tendência crescente em direção a veículos aquáticos elétricos, como o Jet Ski elétrico da Viva Electric Jets, devido ao seu impacto ambiental reduzido em comparação com os modelos a gasolina.
  • Desenvolvimento e inovação: Empresas como a Taiga Motors e a Narke estão na vanguarda do desenvolvimento de PWCs elétricos, oferecendo alternativas mais sustentáveis e com características inovadoras. Isso inclui baterias de alta capacidade e propulsão silenciosa, que se alinham bem com as regulamentações ambientais e de ruído.
  • Desafios para o mercado de PWC elétricos: Apesar das vantagens, os PWCs elétricos enfrentam desafios como preço elevado, autonomia de bateria limitada e velocidades menores em comparação com os modelos a gasolina. Isso significa que, por enquanto, os modelos a gasolina ainda dominam o mercado.
  • Futuro dos PWCs elétricos: Enquanto algumas marcas já introduziram conceitos para PWCs elétricos, outras grandes marcas do setor, como Kawasaki e Yamaha, ainda estão desenvolvendo seus modelos. Isso indica que o mercado de PWCs elétricos está em crescimento e que novas inovações e modelos podem ser esperados no futuro.

Estas informações demonstram um panorama das regulamentações e tendências atuais em relação aos veículos aquáticos elétricos, como o Jet Ski elétrico, que são essenciais para entender o contexto em que esses veículos estão inseridos e como eles podem se desenvolver no futuro.

Com informações: New Atlas; Homebrew Energy; Viva Electric Jets; RYA; FWP; Jet Drift.

Tags: | |