O que é Hidroponia e como funciona essa técnica de cultivo alternativo?

O que é Hidroponia e como funciona essa técnica de cultivo alternativo O que é Hidroponia e como funciona essa técnica de cultivo alternativo
Publicidade

A hidroponia é um método que utiliza uma solução de água com nutrientes para o cultivo de plantas, em vez de solo. Existem muitas maneiras de usar esta técnica muito útil em regiões onde o solo não é muito fértil. Quer saber tudo sobre Hidroponia?

Como funciona a hidroponia?

Quando usamos esta técnica para o plantio, as raízes das plantas ficam submersas em uma solução rica em nutrientes que é necessária para se desenvolver. Além disso, esta solução possui todos os elementos necessários para o bom crescimento da planta. 

Publicidade

A técnica hidropônica foi descoberta no século XVII, quando os cientistas notaram que os minerais essenciais eram absorvidos pelas plantas através de íons inorgânicos dissolvidos em água. Sob condições naturais, o solo serve como um depósito de nutrientes minerais, mas o solo em si não é essencial para o crescimento das plantas. Quando os nutrientes minerais do solo são dissolvidos na água, as raízes das plantas são capazes de absorvê-los normalmente.

Como as plantas são capazes de incorporar os nutrientes em uma solução, a planta não precisa de um substrato para crescer e prosperar. Quase todas as plantas podem ser cultivadas usando a tecnologia hidropônica, embora existam algumas que são mais fáceis e produzem melhores resultados do que outras.

Publicidade
O que é Hidroponia e como funciona essa técnica de cultivo alternativo
O que é Hidroponia e como funciona essa técnica de cultivo alternativo

Os principais usos de hidroponia

Hoje, esta atividade está chegando muito rapidamente em países onde as condições agrícolas são desfavoráveis. Combinando hidroponia com um bom manejo de estufa, os rendimentos são muito maiores do que aqueles cultivados na terra ao ar livre.

Desta forma, podemos cultivar vegetais rapidamente e fornecer alimentos ricos em nutrientes. Tecnologia hidropônica é simples, limpa e barata, portanto, para agricultura de pequena escala, é um recurso muito atraente.

Publicidade

Também alcançou padrões comerciais e alguns alimentos, plantas ornamentais, entre outros, são cultivados dessa maneira por vários motivos, em muitos casos, têm a ver com a falta de solo adequado em alguns lugares. 

Hoje existem muitas áreas em que o solo é contaminado por disseminação ou microorganismos que causam doenças de plantas ou pelo uso de águas subterrâneas que degradam a qualidade do solo. Assim, a agricultura hidropônica é a solução para os problemas dessas áreas.

Quais as vantagens da hidroponia?

As culturas hidropônicas se desenvolveram recentemente devido aos métodos de cultivo e seus impactos ambientais. Por um lado, encontramos formas abertas, que jogam fora os resíduos, e por outro, temos formas fechadas , que aproveitam a solução nutritiva na forma de proteção ambiental e maior economia no seu uso.

A hidroponia evita os constrangimentos e limitações que um solo agrícola tradicional apresenta. Os solos agrícolas requerem substrato, sólidos, herbicidas, fertilizantes, pesticidas, etc.

Os sistemas hidropônicos eram inicialmente do tipo “aberto”, pois não era levado em consideração o impacto ambiental do lançamento de efluentes utilizados na lavoura.

Uma vez observados os efeitos do despejo da solução no meio ambiente, foram desenvolvidos métodos “fechados”. Este método baseia-se no reaproveitamento de nutrientes para outras culturas, evitando criar impacto no meio ambiente. Além disso, a hidroponia oferece várias outras vantagens sobre as culturas tradicionais:

  • Permite desenvolver em interiores (varandas, terraços, pátios, etc.).
  • Requer menos espaço (a instalação sobreposta pode ser feita para multiplicar ainda mais o espaço)
  • O período de cultivo é mais curto do que na agricultura convencional, pois as raízes estão em contato direto com os nutrientes, alcançando crescimento excepcional de caules, folhas e frutos.
  • Requer menos mão de obra, pois não é necessário trabalhar a terra (retirar o solo, transplantar, limpar lavouras, etc.)
  • Não há problema de erosão do solo como nas culturas convencionais.
  • Não é necessário aplicar fertilizantes, por isso as hortaliças produzidas são 100% orgânicas.

O fato de não serem necessários fertilizantes é uma grande vantagem em termos de impacto ambiental. Como sabemos, o uso excessivo de fertilizantes nitrogenados é uma das principais razões para a eutrofização das águas  e contaminação dos lençóis freáticos. Ao evitar o uso de fertilizantes, reduzimos substancialmente os efeitos negativos sobre o meio ambiente.

Uso de recipientes

Recentemente, foi proposto o uso de recipientes em sistemas hidropônicos. Com rendimentos “exponencialmente altos”, o uso de recipientes em hidroponia garante que mesmo todos os sistemas de cultivo usem 90% menos água do que na agricultura convencional.

Ao usar hidroponia em contêiner, é essencial garantir que a água passe pelo mesmo espaço a cada doze minutos. Desta forma, vamos converter as culturas em fazenda portátil.

Se calcularmos, com hidroponia pode-se colher cerca de 4.000 a 6.000 unidades semanais de hortaliças (ou seja, cerca de 50 toneladas por ano), nesse caso as unidades obtidas em um único local usando sistemas tradicionais de semeadura e colheita na agricultura é igual a 80 vezes menor do que o sistema hidropônico.

Como você pode ver, a hidroponia é uma tecnologia cada vez mais difundida, pois não requer terras agrícolas e otimiza recursos e espaço. Se expandirmos a hidroponia, reduzimos os solos agrícolas que estão sob tanta pressão por excesso de fertilizantes, herbicidas e outros produtos químicos, contribuindo significativamente para a redução da poluição ambiental.

Siga-nos no Google News

Publicidade

Sobre o Autor

Geovane Souza
Geovane Souza

Geovane Souza é Jornalista e especialista em criação de conteúdo na internet, ações de SEO e marketing digital. Nas horas vagas é Universitário de Sistemas de Informação no IFBA Campus de Vitória da Conquista.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *