Dicas de como tornar uma reforma sustentável
A Reforma de uma casa ou o apartamento é uma prática bem comum no Brasil; segundo um levantamento feito pela Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção e Demolição (Abrecon), o país produz uma média de 84 milhões de metros cúbicos de resíduos de construção civil e demolição por ano. E, ao contrário do que pode parecer, cerca de 70% desse resíduo é formado por descarte de pequenas reformas feitas sem ajuda de pessoas ou empresas especializadas.
A maior parte desses resíduos, produzidos pelos chamados “pequenos geradores”, é descartada de forma incorreta, muitas vezes em aterros sanitários, o que gera um padrão de produção e consumo de materiais de construção de forma pouco sustentável e com grande impacto para o meio ambiente.
Com o movimento sustentável ganhando mais espaço entre a população, as pessoas passaram a se preocupar mais com a produção e o descarte de resíduos de maneira correta ao fazer uma construção ou reforma. Pensando nisso, separamos algumas dicas de como tornar uma reforma sustentável e diminuir o impacto ao meio ambiente. Confira:
Planejamento e pessoal capacitado
Um bom planejamento é feito de forma inteligente; para aproveitar o máximo das características do imóvel, é de extrema ajuda para evitar a compra de material em excesso e a quebra de paredes, azulejos e pisos de forma desnecessária, garantindo a sustentabilidade da produção. Aliado ao planejamento, é sempre indicado fazer qualquer tipo de construção ou reforma com profissionais ou empresas capacitados, que garantem o descarte correto de resíduos, como entulhos, telhas, madeira, vidro, entre outros produtos. A maioria desses resíduos pode ser reaproveitada ou reciclada, e, ao fazer o descarte correto, é evitado que o entulho seja levado a aterros sanitários.
Iluminação e energia
Reduzir o consumo de energia, além de ajudar o meio ambiente, também dá um alívio no bolso ao pagar as contas do mês. Ao fazer uma reforma, é importante pensar em otimizar o uso da luz natural ao instalar ou aumentar o tamanho das janelas e pintar as paredes com cores claras, que diminuam a necessidade de uso de iluminação artificial. Durante a noite, não é possível utilizar esse recurso, porém investir em lâmpadas de LED garante a mesma iluminação com um custo reduzido e o mínimo de impacto para a natureza, uma vez que o seu consumo é menor em relação às lâmpadas convencionais. Para reformas maiores, é possível inclusive investir em painéis fotovoltaicos para aproveitar a energia solar e cortar uma alta porcentagem da conta de luz.
Diminua a quebra de paredes
Em ambientes com uma decoração mais industrial, são incentivadas as instalações de chuveiro elétrico, televisão e até mesmo iluminação através de ferragens e encanamentos expostos, que fazem parte da decoração, normalmente pintados em cores como cobre, chumbo ou preto. Esse estilo de decoração evita a necessidade de quebrar paredes para encontrar tubulações ou conduítes e, assim, minimiza a quantidade de entulho gerado.
Sobre o Autor
0 Comentários