Como combater o desmatamento das nossas florestas

Escrito por Geovane Souza

Desmatamento, em poucas palavras, significa a derrubada de árvores, ou remoção da cobertura florestal para abrir espaço para a agricultura, crescimento urbano, ou desenvolvimento industrial, por exemplo. Com a população mundial aumentando de forma desenfreada, aumenta também a necessidade de mais espaço para moradias.

Além disso, é preciso produzir alimento para um número cada vez maior de seres humanos, e isso está se tornando um assunto preocupante, devido ao constante aumento dos desmatamentos florestais, principalmente para a práticas da agricultura e pecuária.

Diante desse problema, a população precisa se conscientizar e buscar formas de combater o desmatamento desenfreado. Preservar o meio ambiente é obrigação de todos, e garantir que as gerações futuras tenha um bom lugar para viver, já que as floresta é essencial para a sobrevivência e manutenção das espécies, inclusive dos seres humanos.

Como combater o desmatamento das nossas florestas
Fonte da imagem: Ria Sopala por Pixabay

O que podemos fazer agora para combater o desmatamento?

  • Reflorestamento

Supervisionar e incentivar a plantação de árvores, inclusive nas áreas residenciais e urbanas, fiscalizar para evitar a derrubada das árvores já existentes. Além disso, caso seja extremamente necessário a derrubada, deve-se compensar isso com o plantio de árvores jovens.

PARA VOCÊ:
Quais os principais efeitos do desmatamento para o planeta terra

Atualmente, existem vários programas de replantio e reflorestamento, no entanto, as quantidade de novas árvores plantadas não chega nem perto da quantidade que perdemos todos os anos em nossas florestas.

  • Regulamentos governamentais

Uma das melhores soluções para combater o desmatamento é aplicar uma série de regras e leis para proibir ou dificultar a derrubada de árvores. O desmatamento no cenário atual pode ter diminuído, no entanto, é muito cedo para comemorar. É nossa responsabilidade cobrar dos nossos governantes, para que novas leis sejam criadas e aplicadas com mais rigidez, contra quem desmata as florestas.

Os recursos florestais geram riqueza para as grandes empresas, e isso é muito tentador. Esse fato simples é o suficiente para que eles passem por cima das leis e continuem praticando o desmatamento.

  • Reduza o consumo de papel
PARA VOCÊ:
Multinacional Braskem irá investir R$ 130 milhões em centro de desenvolvimento de Embalagens Circulares

Seu consumo diário de papel inclui papel para impressora, cadernos, guardanapos, papel higiênico e muito mais. Minimize o consumo, reduza o desperdício de papel e escolha produtos de papel reciclado.

Simplifique a vida, como imprimir/escrever em ambos os lados do papel, usando menos papel higiênico, evitando pratos de papel e guardanapos, usando o menos papel possível. Um pequeno ato pode mudar tudo.

A educação é o primeiro passo para formar seres humanos mais conscientes

  • Eduque os outros

Muitos desconhecem completamente os problemas do aquecimento global que enfrentamos, causados principalmente pelo desmatamento. Eduque seus filhos, amigos, familiares e comunidade em geral, compartilhando os fatos, e mostrando os efeitos negativos que causam para a humanidade.

  • Coma menos carne

Hoje em dia, a pecuária é uma das principais causas do desmatamento. Para reduzir isso, coma o mínimo de carne possível. Sabemos que pode ser difícil para algumas pessoas, mas tente, mesmo que seja apenas uma refeição por dia. Se todos fizermos uma pequena parte, isso trará um grande impacto ao meio ambiente para as gerações futuras.

  • Apoie as empresas sustentáveis ​​e amigas do meio ambiente
PARA VOCÊ:
Gases de efeito estufa atingem nível visto há 5 milhões de anos

Procure comprar produtos de empresas que se esforçam para reduzir o derrubada de árvores. Disney, L’Oreal, Hershey e Unilever são algumas empresas presentes no Brasil, que têm projetos sustentáveis, e buscam formas de combater o desmatamento florestal.

  • Diminua o consumo de produtos sensíveis ao desmatamento

Alguns produtos são mais responsáveis pelo desmatamento, pois demandam mais espaço para serem produzidos, a soja é um desses. Milhares de hectares de floresta é derrubada todos os anos para o cultivo da Soja. Reduzir o uso desses produtos e seus derivados, contribui para a redução da sua demanda no mercado e consequentemente, o desmatamento para a sua produção.

Tente encontrar maneiras de reduzir o consumo, evite o desperdício e conscientize as pessoas ao seu redor a fazerem o mesmo. Pequenas atitudes mudam o mundo e é nossa responsabilidade cuidar do nosso planeta.

Artigos relacionados