Coca-cola cria novo design de tampa para suas garrafas que facilita a reciclagem

Escrito por Geovane Souza

A Coca-Cola anunciou essa semana a criação de um novo design de tampas para usar em suas garrafas. A empresa disse que as garrafas plásticas da Coca-Cola, Coca zero açúcar, Fanta, Sprite, Dr. Pepper, entre outras devem ser tampadas com o novo modelo até o início de 2024. O objetivo da Coca-Cola é facilitar a reciclagem.

Coca-cola cria novo design de tampa para suas garrafas que facilita a reciclagem
Novo design de tampas da Coca-Cola / Foto: Coca-Cola

A gigante produtora de refrigerantes sabe que suas tampinhas muitas vezes não são recicladas e acabam poluindo o meio ambiente. Então, está tentando contornar essas situação, prendendo as tampas na garrafa, para que sejam recicladas juntas.

PARA VOCÊ:
O que é coleta seletiva e qual a sua importância?

A nova garrafa vem com uma tampa anexada por um pequeno anel do mesmo material, um design que promete facilitar a reciclagem de todo o pacote de uma só vez.

O gerente geral da Coca-Cola no Reino Unido, Jon Woods, disse que espera que essa pequena mudança tenha um grande impacto na redução da poluição ambiental, garantindo que assim que o consumidor recicle a garrafas, nenhuma tampa seja deixada para trás.

O lixo plástico é um grande problema ambiental. Os plásticos se decompõem em microplásticos que entram no ar e nos oceanos, prejudicando a vida marinha. Eles acabam em nossos alimentos ou pulmões e podem causar problemas de saúde.

PARA VOCÊ:
Materiais recicláveis ​​podem resolver nossa crise de resíduos plásticos

Essa iniciativa da Coca-Cola faz parte do seu projeto global “Mundo sem Resíduos“, que estabelece uma meta para 2030 de ajudar a coletar e reciclar todas as garrafas vazias ou latas que a empresa vende. A empresa ainda planeja fabricar latas e garrafas com 50% de materiais recicláveis ​​até 2030 e tornar as suas embalagens 100% recicláveis ​​até 2025.

Ambientalista critica os esforços da Coca-Cola, dizendo que eles são insuficientes

Graham Forbes, líder do Greenpeace nos Estados Unidos disse: “Independentemente de suas tampas plásticas serem fixas ou não, a empresa ainda produz bilhões de garrafas plásticas de uso único a cada ano, prejudicando nosso meio ambiente, comunidades e clima e afetando nossa saúde”.

PARA VOCÊ:
Startup passa a transformar motos a gasolina em veículos elétricos e sustentáveis

Ele disse ainda que se a Coca-Cola pretende realmente reduzir a poluição do meio ambiente, deve se concentrar e diminuir a produção de novas garrafas plásticas e aumentar a reutilização de suas embalagens já existentes.

A Coca-Cola não informou quando pretende lançar suas novas garrafas com a tampa fixa para os demais países.

Artigos relacionados