Próxima Geração de Motos Elétricas Kawasaki devem está no mercado em breve e são inspiradas em modelos a Gasolina
Rumores sobre a chegada das motos elétricas da Kawasaki começaram a surgir em 2022, durante o EICMA Milan Motorcycle Show. E agora, as especulações se tornaram realidade, pois a famosa fabricante de motos está pronta para apresentar suas primeiras motos elétricas ao mundo. Sendo aprovadas recentemente na Austrália, esses veículos inovadores receberam os nomes de Ninja e-1 e Z e-1.
O design inspirado nos modelos a gasolina
As novas motos elétricas Kawasaki, apesar de possuírem um design exterior que assemelha-se aos modelos de motocicletas de 400cc movidas a gasolina, a Ninja 400 e a Z400, apresentam algumas diferenças significativas. As rodas e os freios, por exemplo, parecem ter sido adaptados do Ninja 300 e Z300, modelos com uma potência ligeiramente inferior.
Na fase de anúncio, a Kawasaki mencionou que a potência provável seria de 11 kW (14,75 cv). Contudo, a homologação australiana indica uma potência de 9 kW (12 cv).
Detalhes técnicos das motos elétricas da Kawasaki
Os registros mostram que os pesos das novas motos elétricas são de 135 kg para o modelo Z e-1 e 140 kg para o Ninja e-1. Não está claro, porém, se esses pesos incluem as duas baterias removíveis que a Kawasaki declarou que alimentariam as motos. Cada bateria pesa 12 kg e juntas elas representam 3 kWh.
Essa capacidade de bateria é relativamente pequena para uma moto elétrica, o que indica que essas motos seriam mais adequadas para trajetos urbanos curtos e teriam velocidades máximas limitadas.
Esse lançamento é um marco importante para a Kawasaki, pois representa a primeira entrada de uma grande empresa japonesa de motocicletas no mercado de motos elétricas.
Apesar de Kawasaki, Honda, Yamaha e Suzuki – os quatro gigantes da indústria de motocicletas no Japão – terem mostrado algum avanço com protótipos, até agora nenhuma delas comercializou uma moto elétrica em tamanho real com uma autonomia muito além das scooters elétricas menores.
Ao mesmo tempo, empresas norte-americanas, como a Zero Motorcycles, vendem motos elétricas há mais de uma década. Outras empresas estabelecidas, como a Harley-Davidson e sua subsidiária LiveWire, têm quase meia década de experiência na venda de motos elétricas. Além disso, a fabricante italiana de motos elétricas Energica tem quase uma década de vendas, competindo com motos esportivas de alta performance, como a Ducati.
Todas essas motos possuem baterias de pelo menos 14 kWh, ou seja, as novas motos elétricas Kawasaki de 3 kWh estão entrando no mercado com uma fração da bateria e do desempenho do motor de seus concorrentes norte-americanos e italianos.
No entanto, a entrada da Kawasaki no espaço dos veículos elétricos com a moto elétrica da Kawasaki é um movimento notável e um sinal de progresso para a indústria de motocicletas no geral, demonstrando a crescente consciência ecológica e a busca por soluções mais sustentáveis. O futuro da mobilidade está mudando, e a Kawasaki está mostrando que está pronta para essa revolução.
Perguntas Frequentes
1. Qual é a potência das novas motos elétricas da Kawasaki?
Na fase de anúncio, a Kawasaki mencionou que a potência provável seria de 11 kW (14,75 cv). No entanto, a homologação australiana lista a potência em 9 kW (12 cv).
2. Como é o design das motos elétricas da Kawasaki?
As novas motos elétricas da Kawasaki mantêm um design exterior que se assemelha aos modelos de motocicletas movidas a gasolina, a Ninja 400 e a Z400. Entretanto, as rodas e os freios parecem ter sido adaptados do Ninja 300 e Z300, modelos com uma potência ligeiramente inferior.
3. Qual é o peso dessas novas motos elétricas?
Os registros indicam que o peso é de 135 kg para o modelo Z e-1 e 140 kg para o Ninja e-1. No entanto, ainda não está claro se esses pesos incluem as duas baterias removíveis que alimentarão as motos.
4. Qual é a capacidade da bateria das motos elétricas da Kawasaki?
Cada moto elétrica da Kawasaki possui duas baterias removíveis, pesando 12 kg cada. Juntas, as baterias representam 3 kWh. Esta é uma capacidade de bateria relativamente pequena para uma moto elétrica, indicando que essas motos podem ser mais adequadas para trajetos urbanos curtos e podem ter velocidades máximas limitadas.
5. Como as novas motos elétricas da Kawasaki se comparam a outros modelos de motos elétricas no mercado?
As motos elétricas da Kawasaki estão entrando no mercado com uma fração da bateria e do desempenho do motor de seus concorrentes norte-americanos e italianos. Por exemplo, todas as motos da Zero Motorcycles, Harley-Davidson, LiveWire e Energica possuem baterias de pelo menos 14 kWh.
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