Tacita Discanto; Moto Elétrica em Desafio de Rally, no Dakar 2024

Tacita Discanto; Moto Elétrica em Desafio de Rally, no Dakar 2024 Foto: Tudo de Motos / Reprodução

A equipe da Tacita, um fabricante italiano de motocicletas elétricas, está se preparando para um momento histórico no rally Dakar 2024, com Discanto

Com a sua moto elétrica Tacita Discanto, a equipe participará na categoria “Dakar Future – Mission 1000″, reservada para veículos com tecnologias inovadoras e decarbonizantes, como motores a hidrogênio, elétricos e híbridos.

A Tacita Discanto, pesando 180 kg e com uma velocidade máxima limitada a 150 km/h, foi projetada com um novo chassi e um equilíbrio inovador de baterias. Essa configuração garante uma distribuição de peso mais balanceada.

O modelo também se destaca por apresentar uma caixa de câmbio mecânica de cinco velocidades e refrigeração líquida tanto para o motor quanto para o controlador.

Uma das inovações mais impressionantes da Tacita Discanto é seu sistema BATTERY SWAP, que permite a substituição rápida de baterias durante as paradas para reabastecimento. Esse sistema promete revolucionar a sustentabilidade no rally, permitindo etapas mais longas e eficientes.

A participação da Tacita no Dakar vai além da competição esportiva

Ela marca um passo importante rumo à sustentabilidade, alinhada com o objetivo do Dakar de eliminar veículos à combustão até 2030. A equipe também introduzirá uma área de corrida “NO NOISE/NO CO2”, alimentada pelo T-STATION da Tacita, uma solução móvel e autossuficiente de produção de energia, combinando painéis solares, geradores eólicos e hidrogênio.

Fundada em 2011 por Pierpaolo Rigo e Dinamaria Ollino, a Tacita vem se destacando no mercado de motocicletas elétricas. A Tacita Discanto, escolhida como modelo principal para 2025, reflete o compromisso da empresa com a inovação e a sustentabilidade. Com modelos quase esgotados para 2024, a empresa comemora o sucesso de seus veículos, tanto em estradas quanto em terrenos off-road.

A participação da Tacita Discanto no Dakar 2024 é uma prova de resistência; é um avanço tecnológico e compromisso com um futuro mais sustentável. A equipe da Tacita, liderada por profissionais experientes e dedicados, enfrentará os desafios do deserto com uma combinação única de inovação, tecnologia e paixão por motocicletas​​​​​​.

Tags: | | | | |