Altas temperaturas e maior consumo de energia elétrica: por que é importante reduzir o uso

Altas temperaturas e maior consumo de energia elétrica: por que é importante reduzir o uso Altas temperaturas e maior consumo de energia elétrica: por que é importante reduzir o uso
Publicidade

O consumo de energia elétrica está cada vez maior, já que crescem as necessidades do ser humano na mesma medida em que algumas tecnologias ficam cada vez mais populares.

Com a pandemia, em que muitas pessoas ficaram dentro de casa, foi possível perceber o aumento no consumo de energia elétrica nas residências, o que refletiu diretamente no valor das contas.

Publicidade

Por isso, muitas pessoas já buscaram alternativas para economizar na conta de luz, visando diminuir os gastos financeiros. Porém o problema no aumento de consumo não é apenas dos indivíduos, podendo gerar situações mais graves para todo o planeta.

O uso inadequado dos recursos naturais é um dos principais motivos para a sobrecarga no planeta Terra, causando grandes impactos ambientais. A água também é um recurso finito, e seu desperdício vem crescendo a cada ano. De acordo com dados do Instituto Trata Brasil, de 2018, a perda de água por desperdício pode chegar a 6,5 bilhões de metros cúbicos.

Publicidade

No Brasil, em que a energia elétrica é produzida predominantemente por usinas hidrelétricas, o desperdício de energia também representa um desperdício de água.

A escassez de água, que vem se tornando cada vez mais comum com as mudanças climáticas, além de prejudicar o abastecimento, também traz diversos problemas de saúde para uma grande parte da população. Por isso, veja algumas dicas para diminuir o seu consumo de energia elétrica, especialmente durante o verão.

Publicidade
LEIA TAMBÉM:  Aprenda como calcular consumo de energia em sua residência ou empresa

Como diminuir o consumo de energia

Algumas ações simples podem trazer resultados significativos para a sua conta de luz e ajudar também o planeta. Confira abaixo algumas dicas de como reduzir o seu consumo.

  • Priorizar iluminação natural;
  • Usar ventiladores e ar-condicionado apenas quando necessário;
  • Usar lâmpadas de LED;
  • Cuidado com o ferro de passar roupas;
  • Não deixar aparelhos em stand-by, desligando-os quando estiverem fora de uso;
  • Regular a temperatura do chuveiro elétrico;
  • Mude o termostato da geladeira para maior eficiência com menor consumo de energia;
  • Compre aparelhos com maior eficiência energética;
  • Busque formas de energia alternativa, como a energia solar, por exemplo.

Para os especialistas, essas pequenas mudanças não servem apenas para trazer mudanças ao bolso do consumidor, como também podem ajudar a impactar positivamente o meio ambiente. Quando esses hábitos passam a ser adotados em grande escala, a mudança é ainda mais positiva.

Por isso, também é indicado que as pessoas busquem estimular governantes e políticas públicas que respeitem o meio ambiente e promovam essas mudanças. Leis de incentivo, como a diminuição em impostos para aparelhos de menor consumo, podem promover ainda mais economia em todo o país.

Uma outra forma de conseguir ter maior controle é buscar formas de calcular consumo de energia. Ao ter maior consciência sobre o consumo, é possível identificar a melhor maneira de economizar e quais comportamentos devem ser mudados.

LEIA TAMBÉM:  Aprenda como calcular consumo de energia em sua residência ou empresa

Economia e sustentabilidade

Cada vez mais, a economia caminha ao lado da sustentabilidade. Afinal, quanto mais consciente for o seu consumo, melhor poderá ser a sua relação com o meio ambiente, diminuindo o descarte inadequado e evitando o desperdício de recursos.

Pensar a sua vida a partir da sustentabilidade exige alguns cuidados e mudanças de atitudes, mas que podem valer a pena em médio e longo prazo.

Até mesmo suas escolhas na hora de escolher uma roupa, por exemplo, podem ajudar na sua economia. Muito além do preço de uma peça, é importante pensar na durabilidade e na facilidade de cuidar daquele tecido: afinal, é necessário um ciclo de lavagem maior ou ela precisa ser passada? Essas questões podem ajudar a tomar uma decisão mais sustentável.

A preservação ambiental também é algo possível através das escolhas de cada pessoa, fazendo com que seja necessária a adesão desse novo estilo de vida para ajudar a proteger a fauna e a flora do país e de todo o mundo.

Investir em outras formas de energia

Está cada vez mais popular no Brasil a instalação de sistemas de produção de energia solar. Seja para alimentar todo o consumo energético do imóvel ou para itens em específico, ele é uma forma de reduzir a sua conta, ao mesmo tempo que evita o desperdício da energia produzida nas usinas hidrelétricas. De modelos de lâmpada movidos a luz solar, ideais para a iluminação noturna em espaços abertos, a equipamentos de ar-condicionado com um painel fotovoltaico próprio, há diversas opções no mercado que ajudam a mudar a fonte energética de sua residência.

Siga-nos no Google News

Publicidade

Sobre o Autor

Geovane Souza
Geovane Souza

Geovane Souza é Jornalista e especialista em criação de conteúdo na internet, ações de SEO e marketing digital. Nas horas vagas é Universitário de Sistemas de Informação no IFBA Campus de Vitória da Conquista.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *