Bicicleta elétrica no Brasil: você precisa saber desses detalhes antes de comprar uma

Bicicleta elétrica no Brasil, você precisa saber desses detalhes antes de comprar uma Fonte da imagem: Audi/Reprodução
Publicidade

A bicicleta elétrica vêm se tornando cada vez mais comuns no Brasil, sendo uma opção de transporte ecológica e saudável para muitas pessoas. Segundo dados da Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares), a produção de bicicletas elétricas no país cresceu 5,4% em 2022 em relação ao ano anterior, totalizando 10.847 unidades fabricadas.

Trata-se de um tipo de veículo que são equipados com um motor elétrico que auxilia o uso dos pedais normais, permitindo que as pessoas se desloquem com mais facilidade e rapidez. No entanto, antes de comprar uma bicicleta elétrica, é importante conhecer algumas características e atributos essenciais.

Publicidade

O Conselho Nacional de Trânsito do Brasil (CONTRAN) recomenda que as bicicletas elétricas possuam uma potência nominal de até 350 Watts em seu pico e ajudem até um limite de velocidade de 25 quilômetros por hora. Além disso, é obrigatório que elas possuam um mecanismo que garanta que o motor só dê partida quando o motorista pisar nos pedais.

É recomentado ainda que a bicicleta elétrica tenha indicador de velocidade, campainha, sinalizadores noturnos dianteiros, traseiros e laterais, espelhos retrovisores dos dois lados e pneus que atendam aos padrões mínimos de segurança. Os usuários também devem usar capacetes de proteção durante o uso.

Publicidade

É preciso ter carteira de habilitação ou qualquer outra autorização para usar uma bicicleta elétrica em vias públicas no Brasil?

É importante destacar que, para usar a bicicleta elétrica em vias públicas, não é necessária uma carteira de motorista válida do piloto e ela não precisa ser registrada ou licenciada. No entanto, é necessário que os ciclistas respeitem todas as normas de circulação de veículos automóveis e circulem através da infraestrutura ciclável, incluindo ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas.

LEIA TAMBÉM:  McLaren apresenta a e-bike mais potente e tecnológica do mercado com 600W de potência

As bicicletas elétricas possuem muitas vantagens distintas em comparação com outros meios de transporte, incluindo serem uma opção mais ecológica e saudável para o meio ambiente e para as pessoas. Além disso, o ciclismo pode oferecer vantagens pessoais ao ciclista, como maior condicionamento físico e menor nível geral de estresse.

Publicidade

A Abraciclo destaca que a bicicleta elétrica pode ser uma boa alternativa para aqueles que vivem em grandes cidades e desejam abandonar seus carros em favor da bicicleta. No entanto, é importante que o veículo seja visto como um componente integrante do fluxo de tráfego e do ambiente das cidades, garantindo que todos tenham uma viagem segura.

Siga-nos no Google News

Publicidade

Tags: |

Sobre o Autor

Geovane Souza
Geovane Souza

Geovane Souza é Jornalista e especialista em criação de conteúdo na internet, ações de SEO e marketing digital. Nas horas vagas é Universitário de Sistemas de Informação no IFBA Campus de Vitória da Conquista.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *