Bicicleta movida a hidrogênio é amiga do meio ambiente e pode rodar até 150 quilômetros com uma carga de apenas 4 minutos
A bicicleta é alimentada por uma célula de combustível de hidrogênio e um dispositivo de armazenamento que pode ser recarregado em poucos minutos e pode atingir uma velocidade de 24 quilômetros por hora
Como a tecnologia ainda é bastante sofisticada e cara, os veículos movidos a hidrogênio ainda não têm uma presença significativa no mercado. Como resultado, não há muitos modelos diferentes disponíveis para compra, sendo o Toyota Mirai a opção mais popular. Mas uma empresa chinesa acaba de criar uma bicicleta movida a hidrogênio. A produção da bicicleta começou há uma semana e vem chamando a atenção da mídia e dos fãs do ciclismo.
A empresa chinesa Youon Technology é responsável pelo design inovador de uma bicicleta movida a hidrogênio. Eles começaram a produção de uma versão dobrável da bicicleta na cidade de Changzhou, localizada na província de Jiangsu. A bicicleta é alimentada por uma célula de combustível de hidrogênio e um dispositivo de armazenamento de hidrogênio.
Quando o hidrogênio é transferido através da membrana de troca de prótons do dispositivo de armazenamento, a célula deve ser capaz de produzir energia que pode alimentar a bicicleta.
É fundamental destacar que a bicicleta a hidrogênio da China ainda está em desenvolvimento, e que atualmente é apenas um protótipo que gera energia proporcional ao ritmo com que o ciclista pedala. Segundo o fabricante, assim que a bicicleta a hidrogênio atingir a velocidade de 24 quilômetros por hora, ela não fornecerá mais energia ao ciclista.
Em comparação com as bicicletas elétricas padrão, que são movidas por baterias de lítio, as bicicletas movidas a células de combustível de hidrogênio têm uma vida útil muito mais longa. Esta é uma das principais vantagens das bicicletas movidas a células de combustível de hidrogênio. Além disso, contribui com menos resíduos para o meio ambiente do que outros métodos, já que o único subproduto de sua produção é a água.
Segundo a Youon Technology Co Ltd, uma empresa de fabricação de bicicletas com sede na cidade de Changzhou, as primeiras unidades da bicicleta movida a hidrogênio estão programadas para sair da linha de produção no final do mês de março. A empresa chinesa prevê que sua capacidade de fabricação anual aumentará para 200.000 bicicletas até o ano de 2025.
Várias empresas pelo mundo estão apostando em veículos mais sustentáveis, carros, motos e bicicletas elétricas e modelos inovadores movidas a hidrogênio
Com a chegada do transporte elétrico, vem uma série de novas tecnologias inovadoras para bicicletas. Por exemplo, bicicletas elétricas de entrega movidas a energia solar já estão disponíveis na Suécia. Esta é uma solução desenvolvida pela Ikea, que é um dos mais importantes retalhistas de mobiliário e acessórios para casas da Europa. Para tornar as bicicletas elétricas mais confiáveis e menos propensas a acidentes, a Bosch tem trabalhado na criação de um sistema de freio antitravamento.
A Pragma Mobility, empresa francesa também, em dezembro do ano anterior, anunciou seu projeto Alpha, uma bicicleta que, segundo a fabricante, oferece cerca de três vezes a autonomia média de uma bicicleta elétrica. Além disso, você não precisa esperar horas conectado para recarregar a bateria.
O novo produto, conhecido como Alpha Neo, acaba de ser disponibilizado aos consumidores. O protótipo foi projetado para se parecer com uma bicicleta elétrica, mas na verdade utiliza uma célula de hidrogênio para energia, em vez de uma bateria. Segundo a Pragma Mobility, o processo de reabastecimento do veículo leva em torno de dois minutos.
O motor elétrico que aciona o Neo tem uma potência contínua de 250 watts e uma potência de pico de 350 watts. Por sua vez, a velocidade máxima é limitada a 25 quilómetros por hora para cumprir as normas em vigor para as bicicletas elétricas na Europa. Em relação à fonte de energia, a compacta célula a combustível de hidrogênio dá ao veículo uma autonomia prevista de até 150 quilômetros quando operando de forma independente. O Alpha Neo tem um preço alto de 5.690 euros, o que equivale a pouco mais de R$ 31.000 no câmbio atual.
Sobre o Autor
0 Comentários