Domo geodésico: a máxima captação da luz para a sua sala

Domos geodésicos- a máxima captação da luz para a sua sala Domos geodésicos- a máxima captação da luz para a sua sala

Construção com domos geodésicos une tecnologia e sustentabilidade para levar mais estilo, segurança e conforto

Publicidade

Seja na construção civil ou para a criação de grandes obras, hoje em dia, o ser humano conta com uma grande tecnologia que pode ser empregada a fim de encontrar soluções criativas e sustentáveis para as suas necessidades. Os domos geodésicos, apesar de não serem uma novidade na arquitetura, trazem esses benefícios, especialmente em um momento que o mundo busca por soluções mais econômicas e práticas.

Você já ouviu falar em domo geodésico e suas vantagens para a construção? Seja para o melhor aproveitamento do espaço ou para garantir uma maior funcionalidade da estrutura, existem muitos motivos que fazem desta forma algo a ser empregado nas construções do futuro.

Publicidade

O que é um domo geodésico

Uma boa maneira de explicar o domo geodésico é trazer à mente as figuras das cúpulas e abóbadas. Afinal, este é o conceito utilizado para a construção dessas formas, que podem ser definidas como estruturas compostas por polígonos, normalmente com triângulos, e que formam uma parte de esfera. Em alguns casos, podem formar uma esfera completa.

Esse tipo de estrutura pode compor uma construção mais complexa ou até mesmo ser utilizada em toda a construção. Sua versatilidade permite que eles sejam usados em teatros, estufas, hotéis e até mesmo em casas inteligentes, privilegiando uma arquitetura sustentável e com utilização de energia fotovoltaica, por exemplo.

Publicidade

No Brasil, o fenômeno de glampings, uma espécie de camping que oferece uma experiência mais glamurosa aos visitantes, tem feito com que esse tipo de construção fique cada vez mais popular.

As vantagens do domo geodésico

De questões estéticas a funcionalidade trazida por suas formas, o domo geodésico traz alguns benefícios ao ser utilizado em construções.

Publicidade
  • Eficiência energética: privilegiando os fluxos de ar circulares, é muito mais fácil climatizar os ambientes e, por conta da cobertura curva e menor área de superfície, fica mais simples manter o mesmo clima no verão e no inverno;
  • Ventilação adequada: ao escolher aberturas bem orientadas, tanto na base quanto no meio e no topo, é possível promover uma circulação de ar natural e que previne a proliferação de bactérias, fungos e evita a umidade;
  • Agilidade para construir: com uma estrutura simples, é muito rápido construir e transportar o domo geodésico, sendo que produz menos resíduos que as estruturas mais tradicionais;
  • Resiste a intempéries: apesar de ter uma estrutura leve, o domo é capaz de resistir a diversos fenômenos da natureza, de terremotos a tormentas de neve;
  • Amplo espaço interno: outro grande benefício da construção é a ausência de pilares em seu interior, o que proporciona um amplo espaço livre para instalar aquilo que você precisar;
  • Economia: por precisar de uma quantidade menor de materiais para a sua construção, o domo geodésico também é considerado uma forma mais econômica de construir. Por ser fácil de montar, também há maior economia com a mão de obra.

Desvantagens do domo geodésico

Apesar de ser uma forma cheia de benefícios e que caiu no gosto popular, alguns fatores fazem com que esse tipo de construção não seja tão comum. Descubra abaixo algumas das desvantagens do domo geodésico.

  • Dificuldade em impermeabilizar: com muitos pontos de interseção, é necessário que a impermeabilização seja feita com ainda mais cuidado;
  • Encontrar esquadrias: o custo de portas e janelas para essa construção pode ser mais elevado, pois não costumam acompanhar o padrão;
  • Área não utilizada: apesar de não ter colunas no espaço interno, a cobertura circular cria uma altura livre em torno das paredes externas da casa que não costuma ser utilizada;
  • Revenda do imóvel: apesar de ser algo exclusivo e instigante, isso pode gerar uma dificuldade para conseguir revender a construção.

Contexto histórico do domo geodésico

Esses domos começaram a ser produzidos do jeito similar que conhecemos hoje na década de 30. Esse tipo de construção foi criado por Richard Buckminster Füller, um pensador, arquiteto e inventor norte-americano que se tornou popular após a invenção dessa técnica.

Um dos grandes sucessos do inventor foi a grande estrutura do Epcot Center, com uma esfera geodésica de quase 50 metros de diâmetro. A obra passou a ser um cartão-postal e fez com que o método fosse ainda mais difundido em outros países, como o Canadá e alguns lugares da Europa.

Há ainda uma outra construção que se tornou mais grandiosa. O Superior Dome, em Michigan, conseguiu vencer o domo do parque de diversão, com uma estrutura de madeira que conta com mais de 160 metros de diâmetro e possui uma área coberta de 21.000 m².

Siga-nos no Google News

Publicidade

Tags: |

Sobre o Autor

Geovane Souza
Geovane Souza

Geovane Souza é Jornalista e especialista em criação de conteúdo na internet, ações de SEO e marketing digital. Nas horas vagas é Universitário de Sistemas de Informação no IFBA Campus de Vitória da Conquista.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *