O vidro é reciclável? Como acontece a reciclagem do vidro

Escrito por Geovane Souza

O vidro é um dos materiais mais usado pelas pessoas no dia a dia, juntamente com o plástico e o papel, é um material muito comum na fabricação de diversos produtos. Mas o que muita gente não sabe é que o vidro, assim como os outros, também é 100% reciclável.

Várias coisas que usamos no nosso dia a dia são armazenadas em garrafas de vidro. Cerveja, vinho, suco, são apenas alguns exemplos. Podemos usar potes feitos do material para armazenar os mais diversos produtos na cozinha, como: Café, biscoitos, feijão, entre outros.

O vidro é reciclável
Garrafas de vidro / Foto de Edward Eyer no Pexels

Devido essa variedade de produtos de vidro, muitas pessoas podem acabar descartando-os de forma incorreta, o que acaba poluindo a natureza.

O vidro pode ser reciclado indefinidamente sem perda de qualidade. A reciclagem tem muitos benefícios ambientais comprovados, reduz emissões de poluentes na atmosfera, economiza energia e reduz o consumo de matérias-primas, são alguns deles.

PARA VOCÊ:
Painéis de energia solar serão obrigatórios em todos os prédios públicos da Europa

Como é feita a reciclagem do vidro

Quando é levado para uma fábrica ou usina de reciclagem, ele é dividido em pedaços menores, os chamados cacos, após isso é triturado e derretido. O vidro pode ser moldado de muitas formas diferentes, após o derretimento ele pode ser transformado em copos, pratos, potes, garrafas, e até fibra, que serve como base para produção de vários outros produtos.

Em alguns casos, os cacos são misturados com outros ingredientes, como carbonato de sódio e areia. Essas matérias-primas, são derretidas em um forno e depois moldadas em moldes para fazer novas garrafas de diferentes cores e tamanhos. É basicamente assim que o vidro é reciclado.

PARA VOCÊ:
Iceberg gigante se rompe na Antártida

Em diversos países do mundo, incluindo o Brasil, existem programas de reciclagem de vidro, como coletores especiais marcados para coletar vidros que podem ser reciclados. Alguns supermercados, praças de estacionamento e outras áreas públicas têm pontos de coleta, onde você pode colocar as suas garrafas e frascos de vidro que deseja destinar a reciclagem.

Quais os benefícios da reciclagem do vidro?

Assim como todas as formas de reciclagem, a do vidro também é de extrema importância para a preservação do meio ambiente.

  • Usar vidro reciclado na produção de novos produtos é muito mais econômico em termos de energia. Isso porque os cacos derretem a uma temperatura mais baixa do que a primeira vez que o vidro é feito de matérias-primas novas. Portanto, podemos economizar a energia para derreter os cacos de vidro.
  • Cientistas já comprovaram que o vidro feito a partir da reciclagem reduz a emissão de poluentes na atmosfera em 20% e na água em 50%.
  • A reciclagem de vidro reduz o espaço do aterro que, de outra forma, seria ocupado por garrafas e frascos usados.
  • O uso da reciclagem significa que há menos objetos de vidro em aterros ou lixões, já que o cacos de vidro jogados na natureza, além de ser prejudicial para o meio ambiente, é perigoso para os seres humanos e animais.
PARA VOCÊ:
Cientistas descobrem enzima artificial que é promessa significativa para desenvolvimento de  um novo tipo de energia renovável além da solar, eólica e biomassa 

Podemos concluir que o o vidro não só é reciclável, como deve ser reciclado, assim como qualquer outra forma de reciclagem, é de extrema importância para a preservação da natureza.

Artigos relacionados