Novo ecossistema é encontrado por cientistas sob gelo da Antártica

Escrito por Bruno Teles

Primeiramente, podemos dizer que a Antártica é um dos lugares mais misteriosos do planeta. Assim, ele parece que ainda tem muito a mostrar! Isso porque um grupo de cientistas neo-zelandeses que exploravam uma cama de gelo na Antártica, descobre um novo ecossistema por lá!

Na descoberta, eles encontraram espécies de animais desconhecidos vivendo em um rio com água doce. Curiosamente, tudo isso foi descoberto de maneira inusitada, afinal, a intenção da pesquisa era estudar as mudanças climáticas e como elas estão afetando a Antártica.

Sendo assim, ao perfurar uma grossa camada de gelo na região, os pesquisadores da Nova Zelândia descobriram um grupo inédito de seres vivos. Por lá, diversos novos animais estão vivendo em um rio de água doce, próximo e já é uma nova espécie encontrada no mundo científico.

PARA VOCÊ:
Teremos que lidar com os efeitos do aquecimento comprometido mesmo depois que as emissões forem reduzidas
ecossistema é encontrado por cientistas sob gelo da Antártica
Ecossistema é encontrado por cientistas sob gelo da Antártica

Como foi descoberto esse novo ecossistema?

Primeiramente, a nova espécie encontrada está na maior plataforma de gelo do planeta, que mede cerca de 488 mil quilômetros de extensão. Por lá, também é possível encontrar lagostas, camarões, caranguejos e outros animais. A nova espécie mede cerca de 5 milímetros.

Curiosamente, o responsável pela pesquisa, Craig Stevens – cientista do Instituto Nacional de Água e Atmosfera da Nova Zelândia (NIWA), informou ao jornal britânico The Guardian que a descoberta foi um equívoco. Isso porque, para eles, tudo aquilo se passava de um grande erro.

PARA VOCÊ:
A regulação de mercado dos produtos denominados plant-based

Entretanto, não foi o que aconteceu: ao descobrirem o novo animal, eles se mostraram contentes com a descoberta. Para eles, avistar aqueles animais nadando em volta de seu equipamento, significou que existe um grande ecossistema desconhecido vivendo na região. Instituto Nacional de Água e Atmosfera da Nova Zelândia

Além disso, Huw Horgan, que é o chefe da pesquisa, informou ao jornal The Guardian que estas plataformas de gelo na Antártica já eram conhecidas pela comunidade científica, entretanto, ainda não havia sido investigada, assim como os rios de água doce que existem na área.

PARA VOCÊ:
Grupo de estudantes de engenharia desenvolve estação de carregamento solar para carros elétricos

Por fim, podemos entender que a descoberta desta nova criatura mostra um novo mundo. Isso porque, provavelmente, diversas novas espécies — e talvez até maiores — estejam presentes nestas águas, e serão de conhecimento global em médio, ou até mesmo curto prazo.

Artigos relacionados