Cientistas mantêm computador ligado por um ano com energia de algas
Cientistas da Universidade de Cambridge, Inglaterra, surpreenderam ao manter um computador ligado por um ano usando apenas a energia de algas! A alga utilizada no experimento? A enérgica e não tóxica alga azul-esverdeada, da espécie synechocystis.
Uma grande aposta para o futuro do setor de energia e mais um para a conta das energias renováveis, as algas vêm somar no futuro energético mundial, tendo, além de grande capacidade de geração de energia, propriedades que mantém o meio ambiente em equilíbrio.
Pesquisadores usam água, algas e luz para construir célula fotovoltaica biológica que gera energia
Como as algas geram energia?
As algas são capazes de produzir energia através de sua fotossíntese. Isso porque, a fotossíntese nada mais é que a captura da energia solar pela planta. Assim, com um simples sistema que se assemelha a uma bateria AA, essa energia pode ser captada.
As algas são multifunções. Elas tanto capturam o calor solar, quanto o CO2 da atmosfera. E soltam ao ar uma biomassa que é transformada em biogás, distribuído em forma de energia elétrica ou térmica.
Segundo os pesquisadores, o sistema de captura de energia foi feito com “materiais comuns, baratos e amplamente recicláveis”. Ou seja, é um projeto totalmente sustentável, pois, além de utilizar algas, os materiais da bateria são recicláveis.
Com isso, a fonte de energia não tem impedimentos quanto a ampla distribuição e utilização, visto que não oferece danos ao meio ambiente e, segundo a Universidade, “pode ser facilmente replicado centenas de milhares de vezes para alimentar um grande número de pequenos dispositivos”.
Essa pesquisa faz parte de um projeto, a ‘Internet das Coisas’, que produz uma rede de dispositivos eletrônicos que utilizam pequenas quantidades de energia, utilizadas em pequenos dispositivos.
Esses dispositivos compartilham entre si dados em tempo real e via internet.
Experimento:
- As algas fazem a fotossíntese, produzindo corrente elétrica no processo;
- A corrente elétrica gerada no ato interage com eletrodo de alumínio;
- O eletrodo de alumínio alimenta um microprocessador;
- O microprocessador que foi alimentado foi um Arm Cortex M0+;
- O microprocessor permaneceu alimentado e funcionando por um ano.
Sobre o Autor
0 Comentários