Cientistas mantêm computador ligado por um ano com energia de algas

Escrito por Bruno Teles

Cientistas da Universidade de Cambridge, Inglaterra, surpreenderam ao manter um computador ligado por um ano usando apenas a energia de algas! A alga utilizada no experimento? A enérgica e não tóxica alga azul-esverdeada, da espécie synechocystis.

Uma grande aposta para o futuro do setor de energia e mais um para a conta das energias renováveis, as algas vêm somar no futuro energético mundial, tendo, além de grande capacidade de geração de energia, propriedades que mantém o meio ambiente em equilíbrio.

Energia de algas
Energia de algas (Reprodução: divulgação)

Pesquisadores usam água, algas e luz ​​para construir célula fotovoltaica biológica que gera energia

PARA VOCÊ:
Tecnologia e meio ambiente: 5 soluções para ajudar o planeta

Como as algas geram energia?

As algas são capazes de produzir energia através de sua fotossíntese. Isso porque, a fotossíntese nada mais é que a captura da energia solar pela planta. Assim, com um simples sistema que se assemelha a uma bateria AA, essa energia pode ser captada.

As algas são multifunções. Elas tanto capturam o calor solar, quanto o CO2 da atmosfera. E soltam ao ar uma biomassa que é transformada em biogás, distribuído em forma de energia elétrica ou térmica.

Segundo os pesquisadores, o sistema de captura de energia foi feito com “materiais comuns, baratos e amplamente recicláveis”. Ou seja, é um projeto totalmente sustentável, pois, além de utilizar algas, os materiais da bateria são recicláveis.

PARA VOCÊ:
Nova concorrente da Shineray SHE S, VMoto Super Soco TSX chega ao brasil por quase R$27 mil

Com isso, a fonte de energia não tem impedimentos quanto a ampla distribuição e utilização, visto que não oferece danos ao meio ambiente e, segundo a Universidade, “pode ser facilmente replicado centenas de milhares de vezes para alimentar um grande número de pequenos dispositivos”.

Essa pesquisa faz parte de um projeto, a ‘Internet das Coisas’, que produz uma rede de dispositivos eletrônicos que utilizam pequenas quantidades de energia, utilizadas em pequenos dispositivos.

Esses dispositivos compartilham entre si dados em tempo real e via internet.

Experimento:

  • As algas fazem a fotossíntese, produzindo corrente elétrica no processo;
  • A corrente elétrica gerada no ato interage com eletrodo de alumínio;
  • O eletrodo de alumínio alimenta um microprocessador;
  • O microprocessador que foi alimentado foi um Arm Cortex M0+;
  • O microprocessor permaneceu alimentado e funcionando por um ano.
PARA VOCÊ:
Mégane E-Tech Electric, carro elétrico da Renault deve chegar ao Brasil em 2022
Artigos relacionados