Lixo na escola: Qual a importância e como reciclar esses materiais

Escrito por Geovane Souza

Incentivar a reciclagem do lixo na escola é de suma importância para a preservação do meio ambiente já que o local dispõe de uma grande quantidade de resíduos, a maioria dos quais é reciclável. Investir em ações de conscientização é importante não apenas para o meio ambiente, mas também para engajar os alunos e a comunidade escolar e conscientizá-los sobre a sustentabilidade ambiental.

É importante destacar que o debate sobre o lixo é fundamental e deve ocorrer em sala de aula, dando o exemplo para que os alunos aprendam a cuidar do meio ambiente de forma prática. O aprendizado dos alunos não se limita à teoria, eles devem participar dos tópicos discutidos em aula.

Como conscientizar os alunos sobre a reciclagem do lixo na escola?

Lixo na escola: Qual a importância e como reciclar esses materiais

Uma escola pode gerar muito lixo todos os dias. Além de papel e materiais, há períodos de recreio em que alunos e professores jogam fora restos de comida e itens como sacolas plásticas, embalagens, guardanapos e copos. Portanto, o final do recreio é um ótimo momento para mostrá-lo o quanto de lixo jogam fora e o que poderia ser reciclado.

PARA VOCÊ:
Gases de efeito estufa atingem nível visto há 5 milhões de anos

Aulas teóricas sobre os caminhos do lixo na forma como ele é jogado fora também são importantes para ensinar como os comportamentos cotidianos fazem com que os resíduos se acumulem nos aterros sanitários. Também é importante ressaltar a importância de distinguir entre materiais recicláveis ​​e não recicláveis ​​e enviá-los todos corretamente.

Aprender a jogar o lixo na lixeira é uma importante experiência de aprendizado para crianças pequenas. No entanto, é preciso ir além e lhes ensinar como mudar seu impacto no meio ambiente. Uma dessas medidas é separar os resíduos em lixeiras apropriadas, como materiais orgânicos, plásticos, papel, vidro, eletrônicos e outros resíduos.

PARA VOCÊ:
Banco do Brasil lança modalidade de crédito direcionada a preservação do meio ambiente

Outro alicerce importante é mostrar aos alunos como eles podem reduzir a quantidade de resíduos gerados. Isso pode ser por meio de ações simples como reduzir o uso de copos plásticos ou reutilizar garrafas PET.

A importância da reciclagem para a preservação do meio ambiente

Aulas teóricas combinadas com práticas de coleta seletiva de lixo permitem que os alunos reflitam sobre as realidades mundiais sobre poluição. O mundo não tem recursos ilimitados, embora os recursos sejam abundantes. Portanto, se o manejo dos recursos animais, vegetais e minerais não for cuidadoso, será extinto rapidamente.

PARA VOCÊ:
Alunos criam casinhas de cachorro na escola e doam para abrigos necessitados

Os lixos são uma das principais causas de danos ambientais. Materiais como sacolas plásticas, quando jogados diretamente na natureza, levam pelo menos cem anos para se degradar. Ao mesmo tempo, pode até matar espécies e poluir rios. Mas se esse material for coletado e reciclado, ele não entra na natureza, mas é reaproveitado em sua função original ou não.

Crianças e jovens têm uma inclinação natural para e se engajam em causas transformadoras se os incentivarem devidamente. Eles até tendem a replicar comportamentos e passá-los para seus grupos sociais – acrescentando ainda mais responsabilidade ao envolvê-los em valores importantes.

Artigos relacionados