Natureza serve como inspiração tecnológica: conheça 2 invenções inspiradas na natureza

Escrito por Bruno Teles

Grandes invenções humanas dificilmente surgem do nada, por pura criatividade e capacidade imaginativa. Somos seres observadores e costumamos copiar as invenções do ser mais antigo da terra: mãe natureza. Veja algumas opções que a natureza serve como inspiração tecnológica.

Voar como um pássaro, se camuflar em diferentes ambientes, carapaças resistentes que protegem o animal, andar ou se segurar nas paredes como lagartixas. O que não falta são inspirações vindas da natureza.

Tudo na natureza funciona de maneira harmoniosa e eficaz. Por que não trazer isso para a nossa realidade? E é por isso que, ainda hoje, usamos a natureza como inspiração tecnológica.

PARA VOCÊ:
Precisamos de energia nuclear na matriz energética para deter as mudanças climáticas?
Natureza serve como inspiração tecnológica
Energia eólica (Reprodução: divulgação)

Brasil está entre os 5 países do mundo com natureza intocada

O que os homens copiaram da natureza?

  • Sistemas de camuflagem;
  • Sistema de voo, flutuação e nado;
  • Carapaça protetora;
  • Construções cívicas e suas estruturas, como cupinzeiros;
  • Ventosas de lagartixas e outros lagartos;
  • Bioluminescência de vagalumes e outras espécies.

E tem muito mais! A fonte de inspiração é enorme e cresce à medida que o ser humano vai descobrindo e conhecendo mais espécies e biomas da natureza.

Essa área da natureza como inspiração tecnológica é tão comum e utilizada que o termo recebeu um nome e área de estudo: biomimética.

PARA VOCÊ:
Gases de efeito estufa atingem nível visto há 5 milhões de anos

A biomimética é a área de estudo das estruturas biológicas, suas funções e estratégias, procurando solucionar problemas da humanidade com base na natureza. Unindo ciência, tecnologia e sustentabilidade.

Como a biomimética pode ser usada na tecnologia?

A biomimética é a ciência que simulará (mimetizar) processos naturais, trazendo as estratégias implementadas pela natureza de resolução de problemas para os dilemas da humanidade.

Fazem isso observando as formas de vida na natureza, como se comportam, sobrevivem, procriam e quais as características físicas que auxiliam elas a se adaptarem ao ambiente em que vivem.

Busca-se fazer isso de maneira também a reduzir o uso de matéria, recursos naturais e recursos bióticos na produção dos materiais. Assim, tecnologia e ciência andam lado a lado.

PARA VOCÊ:
A regulação de mercado dos produtos denominados plant-based

Confira a seguir +2 invenções: natureza serve como inspiração tecnológica:

  • Velcro — sim, até o tão comum e simples fixador não existiria se não fossem extraídos da natureza. Sabe pelo que foi inspirado? Pelos irritantes e grudentos carrapichos.
  • Energia eólica — grande parte do sucesso e eficiência dos aerogeradores se dá pela anatomia das hélices. Pois, saiba que a natureza também serviu como inspiração tecnológica nesse caso. As hélices foram inspiradas nas nadadeiras das baleias.
Artigos relacionados