Nova moto elétrica africana custa metade de uma CG Titan 160 e tem até 180 km de autonomia com duas baterias

Nova moto elétrica africana custa metade de uma CG Titan 160 e tem até 180 km de autonomia com duas baterias Fonte: Roam/Divulgação

Roam Air é uma inovadora moto elétrica fabricada no Quênia, projetada para enfrentar as condições das estradas africanas, com motor de 3kW, permite uma velocidade máxima de 90 km/h e possui 5 níveis de pilotagem.

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A crescente popularidade das motos elétricas tem gerado movimentações globais, com diversos países buscando desenvolver suas próprias versões ou importando de outros lugares. O Quênia, por exemplo, decidiu participar dessa tendência e criou uma moto elétrica africana específica para suas necessidades e realidade.

A Inovadora Roam Air

A empresa queniana ROAM desenvolveu a Roam Air, uma moto elétrica adaptada para diferentes usos comerciais, como transporte de passageiros e cargas, priorizando a segurança. Filip Lövström, cofundador e CEO da ROAM, enfatizou a importância de criar uma motocicleta que atendesse aos requisitos de capacidade de carga, alcance e velocidade.

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Com um design pensado para enfrentar as condições das estradas africanas, a Roam Air possui suspensões longas, paralama elevado, pneus de uso misto e bagageiro traseiro. Sua capacidade de carga é de 220 kg, incluindo o peso do piloto – uma característica importante, já que muitos habitantes locais usam motocicletas como veículos de carga.

Moto elétrica africana tem boa autonomia e é fácil de recargar

Para lidar com a falta de infraestrutura de abastecimento elétrico em áreas subdesenvolvidas, a Roam Air vem com duas baterias removíveis que podem ser recarregadas em tomadas convencionais. A autonomia total é de 180 km, e cada bateria leva cerca de 4 horas para ser totalmente recarregada.

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O motor de 3kW (4 cv) da moto elétrica africana permite uma velocidade máxima de 90 km/h, semelhante a outras motos elétricas conhecidas no Brasil, como alguns modelos da Voltz, Watts e Shineray. Além disso, possui 5 níveis de pilotagem e desempenho e até marcha à ré para facilitar nas manobras e estacionamento.

A Roam Air tem um preço acessível, chagando a custar 50% do valor de uma CG 160 da Honda vendida no Brasil

A Roam afirma que a Roam Air está próxima de alcançar os custos de fabricação de motocicletas de baixa cilindrada movidas a combustão no continente africano. Com um preço inicial de apenas 1.500 dólares, cerca de R$ 8,2 mil, caso fosse comercializada aqui no Brasil, o modelo custaria a metade do valor de uma CG 160 da Honda. A moto elétrica africana da Roam busca conquistar clientes interessados em economia e desempenho.

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A empresa já captou 7,5 milhões de dólares (R$ 40 milhões) em investimentos e estabeleceu uma parceria com a Uber para implantar cerca de 3.000 motocicletas na plataforma em 2022.

A Trajetória da Roam

Fundada em 2017 em Nairóbi, no Quênia, a empresa Opibus tinha a missão de desenvolver os primeiros veículos eletrificados da África com o apoio de engenheiros suecos. Renomeada para Roam em 2022, a empresa ampliou seus objetivos e passou a buscar o desenvolvimento de veículos e tecnologias mais acessíveis. Com o lançamento da Roam Air, a empresa dá um passo importante para a popularização dos veículos elétricos no continente africano.

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Sobre o Autor

Geovane Souza
Geovane Souza

Geovane Souza é Jornalista e especialista em criação de conteúdo na internet, ações de SEO e marketing digital. Nas horas vagas é Universitário de Sistemas de Informação no IFBA Campus de Vitória da Conquista.

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