Pesquisadores criam Gel capaz de obter água potável até mesmo no deserto

Pesquisadores criam Gel capaz de obter água potável até mesmo no deserto
Publicidade

Pesquisadores da Universidade do Texas em Austin, desenvolveram um filme de gel de baixo custo, que pode absorver água da atmosfera. Uma fina camada do gel pode extrair até dois litros de água potável por dia, mesmo em regiões muito secas, como um deserto. Um único quilo do material sustentável foi capaz de coletar mais de 6 litros de água por dia, mesmo em ar árido.

Imagem do gel que captura de água. Crédito: Universidade do Texas em Austin.

Segundo a OMS, cerca de um terço da população mundial não tem acesso a água potável, e esse número só deve aumentar devido a dois fatores: Expansão populacional e mudanças climáticas. É por isso que muitos cientistas trabalham duro para criar novas tecnologias para evitar um futuro mais sedento.

Publicidade

O novo filme de gel desenvolvido pelos cientistas tem como base a celulose, o principal ingrediente presente nas paredes celulares das plantas que ajuda a planta a ficar rígida e resistente. Além disso, o gel ainda tem goma, uma fibra dietética natural solúvel em água produzida a partir das raízes do inhame e frequentemente usada como alimento. Ambos os materiais são baratos e amplamente acessíveis.

Veja também: Pesquisadores angolanos criam Biofiltro para fornecer água potável a comunidades carentes

Publicidade

O funcionamento é simples, a natureza porosa da goma atrai e retém as moléculas de água. Após o gel ser aquecido, a celulose torna-se repelente à água, permitindo que a água retida no gel escape. As duas partes colaboram para absorver a água do ar e liberar quando necessário.

Um quilo deste gel barato pode reter 6 litros de água todos os dias no ar árido

Durante os testes de 24 horas em ar com umidade relativa de 30%, um quilo de gel foi capaz de captar e liberar 13 litros de água. Mesmo com 15% de umidade relativa, o que é típico de um deserto, o gel produziu mais de 6 litros de água por quilo em 24 horas.

Publicidade

“Esta nova pesquisa é sobre soluções reais que as pessoas podem utilizar para acessar a água potável nos locais mais quentes e secos do planeta”, disse Guihua Yu, professor de ciência de materiais e engenharia mecânica da Universidade do Texas em Austin.

Weixin Guan, estudante de doutorado da equipe de Yu e principal pesquisador do trabalho disse que o gel leva apenas 2 minutos para ser criado e que qualquer pessoa com os ingredientes corretos pode criá-lo. Depois, ele simplesmente pode ser retirado do molde e utilizado imediatamente para retirar a água do ambiente.

Ao contrário de outros dispositivos de coleta de água que retiram água do ar, esse filme de gel básico é barato, não precisa de eletricidade para funcionar e pode ser facilmente criado por quase qualquer pessoa.

Siga-nos no Google News

Publicidade

Sobre o Autor

Geovane Souza
Geovane Souza

Geovane Souza é Jornalista e especialista em criação de conteúdo na internet, ações de SEO e marketing digital. Nas horas vagas é Universitário de Sistemas de Informação no IFBA Campus de Vitória da Conquista.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *