Picape elétrica de luxo com carregamento ultrarrápido possui 640 km de autonomia e vai de 0 a 100 km/h em apenas 4,5 segundos

Picape elétrica de luxo com carregamento ultrarrápido possui 640 km de autonomia e vai de 0 a 100 km h em apenas 4,5 segundos Fonte: GMC/Divulgação

Dois motores elétricos produzem 764 cavalos de potência e 108,5 kgfm, o suficiente para acelerar a picape elétrica de luxo de 0 a 100 quilômetros por hora em poucos segundos

Publicidade

Comparada com a  Chevrolet Silverado, a GMC Sierra também vai ter a sua versão elétrica, baseada na pretensiosa plataforma Ultium, que equipa até o Hummer EV. A nova picape GMC Sierra EV Denali Edition 1 foi detalhada durante a apresentação e estará à venda nas concessionárias dos Estados Unidos no início de 2024. Ele trará mecanismos muito semelhantes aos do elétrico Silverado, mas será uma picape elétrica de luxo.

Um par de motores elétricos, um montado em cada eixo, alimentará a versão elétrica do Sierra, assim como o Silverado EV. O veículo é capaz de adquirir tração nas quatro rodas dessa maneira, sem a necessidade de um diferencial central, caixa de transferência, eixo cardam ou qualquer outro método convencional para um 4×4 a combustão.

Publicidade

A combinação dos dois motores elétricos produz 764 cavalos de potência e 108,5 kgfm, o suficiente para acelerar a picape elétrica de luxo de 0 a 100 quilômetros por hora em pouco mais de 4,5 segundos. Como a velocidade não é tão importante fora de estrada, o veículo grande é equipado com suspensão a ar adaptável e o “modo caranguejo” do Hummer EV. Este modo utiliza todas as quatro rodas da caminhonete, permitindo que ele se mova com muito mais habilidade em locais apertados.

LEIA TAMBÉM:  Após tragédia, BYD apresenta inovações para melhorar a segurança das baterias em motocicletas elétricas

Embora a General Motors não revele as dimensões da bateria usada para alimentar a picape elétrica Sierra, a empresa promete que uma única carga é suficiente para fornecer 640 quilômetros de autonomia. A GM afirma que a energia armazenada no carro é suficiente para abastecer uma casa mediana por cerca de 21 dias, o que nos leva a uma estimativa de 160 kWh armazenados nas células de energia do veículo.

Publicidade

É realmente possível usar a picape elétrica de luxo como um substituto para o gerador de energia convencional, usando equipamentos oferecidos separadamente. No entanto, para carregar o veículo elétrico, é possível utilizar carregadores de corrente contínua com impressionantes 350 kW. Isso é potência suficiente para adicionar 160 quilômetros de alcance em apenas dez minutos, na melhor das hipóteses.

A picape elétrica de luxo da GMC é praticamente uma cópia do Chevrolet Silverado, porém com acabamento muito mais sofisticado e para pessoas exigentes. 

Esse ainda é o caso na era dos veículos elétricos, já que o design da picape GMC faz uma alusão passageira à estética de seu antecessor movido a gasolina. Isso é particularmente óbvio no design da grade falsa, no design das luzes diurnas (DRLs) e, principalmente, na traseira, onde é difícil acrescentar novidades.

Publicidade

A parte da frente, por outro lado, é bem diferente do que estamos acostumados a ver em veículos a combustão. A montadora promete que este é apenas o começo do que está por vir. A partir de agora, os modelos GMC vão aderir a essa técnica de usar mais a iluminação como forma de embelezar seus automóveis.

LEIA TAMBÉM:  Velocidade silenciosa; O jet ski elétrico estilo Batman da Viva Electric Jets com carregamento em uma hora

Além disso, a plataforma Ultium permitiu a criação de um enorme veículo monobloco, que tinha maior resistência estrutural graças ao uso do compartimento da bateria como componente estrutural. É claro que ele está protegido dos efeitos da água e outros contaminantes. O motor de combustão interna “cada vez mais antiquado” foi substituído por um porta-malas que serve como outro compartimento estanque sob o capô do veículo.

O interior da picape elétrica de luxo, GMC Sierra EV Denali 1 top de linha reinventa o conceito de sofisticação ao fundir elementos como alumínio, aço inoxidável e madeira rústica. Na parte inferior da central multimídia vertical estão as seleções para diversos eventos esportivos (e, de tão grande, faz o painel de instrumentos digital parecer um celular). Para manter a temperatura dentro da cabine em um nível confortável, o teto solar possui um revestimento refletivo que absorve os raios infravermelhos e tem um design panorâmico.

A pré-venda do GMC Sierra EV Denali 1 já começou e o preço inicial é de US $107.000. A Sierra produzirá duas variantes adicionais do Sierra EV em 2025: o AT4 e o Elevation. Cada uma dessas variantes será mais barata, reduzindo o preço do veículo para pelo menos US $50.000.

Siga-nos no Google News

Publicidade

Tags: | |

Sobre o Autor

Geovane Souza
Geovane Souza

Geovane Souza é Jornalista e especialista em criação de conteúdo na internet, ações de SEO e marketing digital. Nas horas vagas é Universitário de Sistemas de Informação no IFBA Campus de Vitória da Conquista.